Para acessar sua conta,
Use o App Ágora

Abrir App
  • Investimentos
  • Renda variável
  • Opções

O que são opções?

As opções são contratos que dão ao titular o direito, mas não a obrigação de comprar ou vender um ativo a um preço predeterminado em data futura. O lançador (vendedor) de uma opção possui a obrigação de honrar a operação. Como o preço das opções “deriva” do preço do ativo-objeto, as opções são consideradas derivativos e podem ser atreladas a ações, ETF, BDR, índices, moedas, taxas de juros e commodities.

Opções

OPÇÃO DE COMPRA (CALL)

O investidor que compra a opção (titular) tem o direito de adquirir o ativo com preço e data predeterminados. Quem vende (lançador) tem a obrigação de negociar o ativo com preço e data predeterminados.

OPÇÃO DE VENDA (PUT)

O investidor que compra a opção (titular) tem o direito de vender o ativo com preço e data predeterminados. Quem vende (lançador) tem a obrigação de adquirir o ativo com preço e data predeterminados.

Estilos de opções

OPÇÃO EUROPEIA

As opções europeias somente podem ser exercidas na data do vencimento.

OPÇÃO AMERICANA

As opções americanas podem ser exercidas a qualquer momento até a data do vencimento.

Exercício automático de opções sobre ações, units e ETF

O exercício de opções é o comando que o titular da opção realiza para exercer seu direito. Atualmente, esta dinâmica ocorre de forma automática. Contudo, se o investidor preferir, ainda é possível, no dia do vencimento, comandar o exercício manualmente.

O investidor que preferir pode, no dia do vencimento, fazer o comando do exercício de opções (tanto americanas quanto europeias) de forma manual durante a sessão de negociação. Porém, caso nenhuma solicitação seja efetuada, o exercício ocorre de forma automática no dia do vencimento, após a sessão de negociação e baseado no preço de fechamento da ação no mercado à vista. Somente há exercício automático quando as opções estão pelo menos um centavo dentro do dinheiro em relação ao preço de fechamento do ativo-objeto ou ainda caso o investidor solicite o exercício para as opções fora do dinheiro via comando de contraexercício.

VENCIMENTO

Terceira sexta-feira de cada mês. Em feriados, passa a ser no dia útil anterior.

ÚLTIMO DIA DE NEGOCIAÇÃO

Mesmo dia do vencimento.

EXERCÍCIO

/ Manual – a partir de D+1 da negociação para as opções americanas. Para as opções americanas e europeias, no dia do vencimento, até uma hora antes do término da sessão.
/ Automático – no dia do vencimento, após o fechamento do mercado.

IMPACTO PARA CLIENTES TITULARES

Opções dentro do dinheiro são exercidas automaticamente, gerando obrigações no mercado à vista em D+2 (pagamento de compra da ação para Call ou entrega do ativo para Put).

IMPACTO PARA CLIENTES LANÇADORES

Opções fora do dinheiro podem sofrer contraexercício e gerar obrigações no mercado à vista em D+2 (entrega do ativo para Call ou pagamento de compra da ação para Put).

Excepcionalmente pode acontecer de, no dia do vencimento das opções, o After-market de ações estar disponível após o exercício automático. Isso funciona como uma nova chance para os investidores negociarem o ativo-objeto após serem exercidos nas opções.

O contraexercício é uma funcionalidade que permite que o titular bloqueie o exercício automático da opção dentro do dinheiro ou peça que uma opção fora do dinheiro seja exercida. As solicitações podem ser feitas apenas se o preço de exercício estiver no túnel de preço definido pela B3 e for centrado no preço de referência do ativo-objeto. Para solicitações fora do túnel, é necessário entrar em contato com a Diretoria de Negociação Eletrônica da B3.

A decisão de usar o contraexercício pode ser tomada em um período de 30 minutos após o encerramento da sessão de negociação e atualização das posições com as opções negociadas no dia.

O pedido de contraexercício pode ser feito em tela, no ePuma, ou por mensageria. A validação acontece quando o pedido é recebido. O solicitante é informado instantaneamente se o pedido foi aceito ou rejeitado.

A corretora com o vínculo primário de exercício é a responsável pela realização do comando com a B3, a partir do pedido do titular.

O investidor lançador da opção terá ciência se, eventualmente, sofreu um mensageria após a finalização desta janela.

Para as opções um ou dois centavos dentro do dinheiro, por exemplo, pode não ser vantajoso que sejam exercidas ao serem analisados os custos envolvidos no exercício, como as tarifas de negociação e liquidação da B3 e a taxa de corretagem da corretora.

Para as opções no dinheiro ou fora do dinheiro, uma das situações é quando o titular posiciona grande quantidade de opções de um ativo de baixa ou média liquidez no mercado à vista de tal modo que, se negociar aquela quantidade de ações, pode impactar o preço de maneira que é melhor exercer suas opções mesmo estando um ou dois centavos fora do dinheiro, por exemplo.

/Automático: feito pela B3 no dia do vencimento, após o fechamento do mercado. Têm exercício automático as opções que estiverem um centavo dentro do dinheiro e não sofrerem pedido de contraexercício do titular para não serem exercidas, assim como as opções fora do dinheiro que receberem o pedido de contraexercício para serem exercidas.

/Manual: mediante solicitação do titular, a partir de D+1 da negociação para opções de estilo americano e, no vencimento, até uma hora antes do término da sessão de negociação, para as opções de estilo americano e europeu.

Têm exercício automático as opções que estiverem ao menos um centavo dentro do dinheiro e não sofrerem pedido de contraexercício pelo titular para não serem exercidas. As opções fora do dinheiro podem ser exercidas caso recebam o pedido de contraexercício pelo titular.

O comando de contraexercício é validado no momento do seu recebimento e o solicitante é notificado instantaneamente se seu pedido foi aceito ou rejeitado. Logo após o encerramento do período de contraexercício, ocorre o exercício automático e os titulares recebem a confirmação da execução dos seus pedidos de contraexercício anteriormente aceitos. Os lançadores são informados que suas posições foram exercidas através de mensagens de notificação da realização de um negócio de exercício. A mesma notificação de realização de um negócio de exercício é enviada para o solicitante do contraexercício.

Os titulares das opções do estilo americano continuam podendo exercê-las a qualquer tempo, a partir da sessão de negociação seguinte à de sua aquisição até a data do vencimento, exceto para as opções adquiridas na data de vencimento, que podem ser exercidas no próprio dia somente por meio do exercício automático. As posições de estilo europeu que forem adquiridas até o dia anterior ao de vencimento continuam podendo ser exercidas de forma manual apenas na data de vencimento. As opções adquiridas na data de vencimento podem ser exercidas no próprio dia somente por meio do exercício automático.

A possiblidade existe para os casos em que o exercício foi solicitado de forma manual pelo titular durante a sessão de negociação, uma vez que o comando de exercício tem prioridade neste caso. Para o exercício automático, não há tal possibilidade, pois as posições finais dos comitentes são atualizadas após o encerramento da sessão de negociação e não estão disponíveis para serem exercidas durante o contraexercício ou no momento do exercício automático.

• O exercício manual das opções vincendas se encerra uma hora antes do término da sua negociação (opção europeia).

• Negociação com horário diferenciado no dia do vencimento para as opções vincendas.

• Uma hora entre o encerramento da negociação das opções até o horário final de alocação. Grades atuais de repasse e alocação não são alteradas, tendo como limite o horário final de alocação para o dia do exercício.

• Negócios não alocados seguem para a conta-erro da corretora.

• 45 minutos para os arquivos serem gerados após encerramento da alocação das opções.

• 45 minutos para conciliação das corretoras posteriormente à geração dos arquivos.

• 30 minutos para o contraexercício. Este comando somente pode ser executado fora do túnel, a critério da B3 (necessidade de justificativa e avaliação).

• Exercício automático entre CE e after-market.

• 30 minutos de after-market. Horário diferenciado no dia do exercício.

• Grades de horário para alocação final do mercado à vista não são alteradas, tendo como limite o horário final de alocação para o dia do exercício.

Corretagem Bovespa via Home Broker, app e site
Zeramos a taxa de corretagem para você operar no mercado de ações, BDR, ETF, FII e opções pelo app e pelo site da Ágora.

Os valores apresentados se referem a cada ordem de renda variável, como ações, opções, fundos de investimento imobiliário, ETF e BDR.

Exercícios de opções têm cobrança conforme a tabela da mesa de operações.

Corretagem Bovespa via mesa de operações
0,5% sobre o volume operado no dia + valor fixo de R$ 25,21

Home Broker, app Ágora e plataformas avançadas de negociação
O exercício de opções é realizado através da mesa de operações. Posições zeradas em função de inadimplência, insuficiência de saldo e/ou cobertura de margem exigida, têm cobrança conforme corretagem da mesa de operações. A isenção de taxa de corretagem é válida a partir de 18/09/2023, exclusivamente para operações no mercado de ações, BDR, ETF, FII e opções realizadas no Home Broker pelo app e pelo site da Ágora.

Mesa de operações
Percentual aplicado sobre o montante operado no dia. Para transações efetuadas com mais de um código no mesmo dia, os percentuais e a taxa fixa são aplicados sobre o montante operado separadamente.

Impostos
Sobre a taxa de corretagem são repassados os impostos que incidem sobre o serviço, referentes a ISS, PIS e COFINS, no total de 9,65%.

Emolumentos e taxas da Bolsa
Seguem valores de referência da B3.
Para saber mais sobre tarifas da B3, acesse este link.
Para saber mais sobre tarifas da Ágora, acesse este link.

A instituição é remunerada pela distribuição do produto. Para mais detalhes, consulte o documento Termos e Condições de Remuneração dos Distribuidores.

Invista com a Ágora Comece a investir na Ágora Cadastre-se gratuitamente
App Agora
Baixe ou atualize
o app Ágora

Faça o download pelo Google Play ou pela App Store e invista bem de onde estiver.