Debêntures

Renda Fixa

Mais investimentos

Financie grandes negócios

André Fernandes

Superintendente de Produtos Financeiros

Quando a empresa precisa captar recursos, uma das formas é emitir Debêntures. E você, como investidor, tem a chance de emprestar seu dinheiro para ela recebendo juros em troca. Como cada emissão tem preços, prazos, rentabilidade e garantias que podem variar, existem Debêntures adequadas para diversos perfis de investidor.

Existem dois tipos de Debêntures. As Simples, que não podem ser convertidas em ações da empresa, e as Conversíveis, que permitem a conversão em ações. Qualquer uma delas pode receber também o título de Debênture Incentivada, o que significa que é isenta de imposto de renda, por ser voltada a projetos de interesse público.

Você investe em Debêntures pelo nosso Home Broker, pela Área do cliente em nosso site ou falando com um dos nossos assessores, e pelo App da Ágora. É um investimento para quem tem o perfil moderado, dinâmico ou arrojado.

Sobre Debêntures

No vídeo a seguir, você pode entender um pouco mais como elas funcionam.

Tipos de Juros

“Para ter bons retornos com Debêntures é preciso avaliar a empresa emissora. Nós ajudamos a fazer isso.”

André Fernandes

Superintendente de Produtos Financeiros

Mais sobre investimento em Debêntures

Separamos artigos e informações para te ajudar.

Perguntas frequentes

Invista sem nenhuma dúvida.

Como comprar e vender Debêntures?

Para investir em Debêntures na Ágora Investimentos, basta selecionar no site o título que você deseja comprar, inserir a quantidade desejada e confirmar a compra. Grande parte dos investidores investem em Debêntures através de ofertas públicas. Procure saber quais são as ofertas disponíveis.

Quais os custos de investir em Debêntures?

As Debêntures podem ser classificadas como Incentivadas (IR Zero para pessoas físicas conforme lei 12.431) ou não. As Debêntures sem isenção são tributadas pela tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Ou seja, quanto mais tempo aplicado, menos imposto você paga. As Debêntures Incentivadas por serem isentas de impostos para pessoas físicas são as mais procuradas por pessoas que buscam retorno isento.
Se o resgate for feito em menos de 30 dias da data de investimento, também será cobrado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Após este período, há isenção de IOF.
Este investimento não tem custos com taxa de custódia, negociação e nem administração na Ágora Investimentos.
Confira a tabela de Imposto de Renda:

Tabela Regressiva de IR

DiasIR (%)
0 a 180 dias22,5
181 a 360 dias20
361 a 720 dias17,5
Mais de 720 dias15


Investimentos em Renda Fixa

Conheça outros tipos de investimentos parecidos.

B3 Certifica

A sua Casa de Investimentos