Para acessar sua conta,
Use o App Ágora

Abrir App
  • Atendimento
  • Perguntas Frequentes

Categorias

Abertura de conta / Pessoa física

Para abrir uma conta na Ágora, você deve fazer seu cadastro gratuito pelo site agorainvestimentos.com.br, pelo Internet Banking Bradesco, pelo aplicativo do Bradesco, pelo aplicativo do Next ou pelo aplicativo da Ágora. Você pode acompanhar o status de abertura da sua conta por e-mail ou pelo próprio site. Após a validação dos dados cadastrais, você vai receber um e-mail e/ou um SMS com um código de ativação. Acesse o site com seu CPF, senha, data de nascimento e informe o código recebido, crie sua assinatura eletrônica e faça a adesão ao termo e ficha cadastral.

* Correntistas Bradesco e Next podem se cadastrar de forma simplificada por meio do Internet Banking e aplicativo. Por estes canais, os dados cadastrais serão pré-preenchidos automaticamente com os dados da sua conta Bradesco. Depois, é só preencher o restante das informações.

Não. O cadastro na Ágora Investimentos pode ser feito com uma conta-corrente de qualquer banco.

Sim.

Não há um valor mínimo para abertura de conta.

Abertura de conta / Menor de idade

É necessário que o menor de idade tenha uma conta bancária de sua própria titularidade (seu próprio CPF) ou co-titularidade para transferência de recursos. O cadastro é feito pelo site agorainvestimentos.com.br. Depois, ele deve acompanhar o status de abertura do cadastro via e-mail ou pelo próprio site. Após a validação dos dados cadastrais, ele vai receber um e-mail e/ou SMS com um código de ativação. Então, deve acessar nosso site informando o CPF, senha, data de nascimento e informar o código de ativação recebido para criar sua assinatura eletrônica e fazer a adesão ao termo e ficha cadastral.

Para menores de idade com até 16 anos, a assinatura só pode ser feita por seu responsável legal. Após os 16 anos, o menor deve assinar o documento junto com seu responsável legal.

Abertura de conta / Pessoa jurídica

Para abrir uma conta PJ na Ágora, você deve fazer o cadastro pelo site agorainvestimentos.com.br. Envie os documentos para documentos@agorainvestimntos.com.br. Você receberá por e-mail as possíveis pendências existentes. Em caso de dúvida entre em contato com a nossa Central de Atendimento.

Não. O cadastro pode ser feito com uma conta-corrente de qualquer banco.

Não há um valor mínimo para abertura de conta.

Abertura de conta / Investidor não residente

Ao indicar que vive no exterior há mais de 12 mêses ou que precisa atualizar seu cadastro por ter declarado saída definitiva do país, você deve operar de acordo com a Resolução CMN nº 4373/14. Antes de tudo, deve contratar um representante legal, que precisa, obrigatoriamente, ser uma instituição financeira. O banco Bradesco (DAC) faz este tipo de representação. Após essa contratação, para se cadastrar na Ágora, você deve encaminhar os seguintes documentos:

  • Ficha cadastral Ágora INR – disponibilizada pela central de atendimento
  • Termo de adesão ao contrato de intermediação
  • Ficha simplificada do representante legal
  • Documento de identificação legal do cliente
  • Comprovante de endereço no exterior
  • Contrato de representação (para os casos em que o representante tem poderes para assinar a ficha cadastral e o contrato de intermediação pelo cliente)
Abertura de conta / Limite operacional

O limite operacional é o valor que você tem disponível para investir. Para consultar o seu, acesse sua conta Ágora em nosso site e escolha as opções Minha conta > Saldos e limites > Limites. No app Ágora, a informação fica em Carteira > Saldos e limites.

Abertura de conta / Modelo de liquidação

Na Ágora, há 2 modelos de liquidação:

  • Liquidação em conta Bradesco: todos os débitos e créditos são efetuados diretamente em conta-corrente Bradesco (por isso, não é necessário transferir recursos financeiros para a Ágora)
  •  Liquidação em conta Ágora: todos os débitos e créditos são efetuados no saldo da conta Ágora. Neste caso, antes de fazer uma operação, é necessária a transferência de recursos financeiros
Abertura de conta / Envio de documentos

O prazo para análise de documentos para abertura ou atualização de contas de pessoa física é de 48 horas.

Assessor de investimentos / Como me torno um assessor de investimentos da Ágora?

Para se tornar um assessor de investimentos da Ágora, acesse nosso site, escolha as opções Assessoria > Para Assessor de Investimentos - AI e preencha o formulário de contato. O time comercial da Ágora vai agendar uma reunião para apresentar uma proposta.

Assessor de investimentos / Quais são os assessores de investimentos ligados à Ágora?

Para conhecer os assessores de investimentos que trabalham com a Ágora atualmente, acesse este link ou entre em sua conta Ágora em nosso site e escolher as opções Assessoria > Para Assessor de Investimentos - AI.

Conta / Atendimento

Os especialistas em investimento da Ágora estão à disposição de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h (horário de Brasília), pelos telefones 4004 8282 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 724 8282 para outras regiões do Brasil. Você também pode entrar em contato com nossos especialistas pelo chat. Acesse sua conta e clique no menu Atendimento > Canais de atendimento e acesse o chat, de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h (horário de Brasília).

Conta / Atualização cadastral

Sim. Se você ficar mais de 24 meses sem atualizar seus dados, sua conta é bloqueada para operações. Para atualizar e ter sua conta Ágora desbloqueada, acesse o site e vá em Olá, [seu nome] > Dados Cadastrais > Atualização de cadastro.

Acesse o site e vá em Olá, [seu nome] > Dados Cadastrais > Atualização de Cadastro, ou pelo aplicativo da Ágora no menu Serviços > Atualização Cadastral.

Voce possui 2 opções: Meus dados Não Mudaram ou Atualização de Cadastro.

Não se esquecça de concluir as alterações e informar a assinatura eletrônica para efetivar as alterações ou confirmar que os dados não mudaram. 

 Se seus dados pessoais ou endereço forem alterados, será necessário anexar ou enviar para o e-mail documentos@agorainvestimentos.com.br, a cópia do RG ou CNH; ou comprovante de endereço. Se os dados bancários forem alterados, você receberá uma ligação da nossa central de atendimento no prazo máximo de 48h.

Também é muito importante manter atualizado o questionário de Perfil de Investidor. Para isso acesse sua conta no site da Ágora vá em Olá, [seu nome] > Perfil de investidor, responda as perguntas e finalize com a assinatura eletrônica. 

Para alterar seus dados bancários, acesse sua conta no site da Ágora, vá em Olá, [seu nome] > Dados Cadastrais > Atualização de Cadastro ou pelo aplicativo da Ágora no menu Serviços > Atualização Cadastral.

Selecione a aba Dados Financeiros e conclua as alterações informando a assinatura eletrônica. Você receberá uma ligação da nossa Central de atendimento no prazo máximo de 48h para confirmar as alterações. 

Para alteraro email, acesse sua conta no site da Ágora, vá em Olá, [seu nome]> Dados Cadastrais > Atualização de Cadastro ou pelo aplicativo da Ágora no menu Serviços > Atualização Cadastral.

 Selecione a aba Dados de Acesso e conclua as alterações informando a assinatura eletrônica. 

Acesse sua conta no site da Ágora, vá em Olá, [seu nome] > Dados Cadastrais > Atualização de Cadastro ou pelo aplicativo Ágora no menu Serviços > Atualização Cadastral.

Acesse a aba Representantes e conclua as alterações informando a assinatura eletrônica.

O representante pode ser um procurador com poderes concedidos em procuração, emitente de ordem (autorizado a emitir ordem no nome do cliente) ou gestor de carteira com poderes concedidos em contrato de gestão de carteira. 

Envie para o e-mail documentos@agorainvestimentos.com.br os documentos solicitados no último passo da atualização cadastral. Nossa equipe fará a análise no prazo máximo de 48h.

O documento de identificação deve estar dentro da validade informada, de preferência, sendo o mais atual. Para o comprovante de residência, o documento deve ter sido emitido nos últimos 6 meses e estar em nome do titular da conta.

Acesse sua conta no site da Ágora, vá em Olá, [seu nome] > Dados Cadastrais > Atualização de Cadastro ou pelo aplicativo da Ágora no menu Serviços > Atualização Cadastral. Selecione a aba Dados de Acesso e conclua as alterações informando a assinatura eletrônica. Será necessário anexar ou enviar para o e-mail documentos@agorainvestimentos.com.br, a cópia do RG ou CNH. Nossa equipe fará a análise no prazo máximo de 48h.

Conta / Carteira valorizada

É um resumo completo sobre seus investimentos. Além de informações de valorização do portfólio, você pode ver a divisão do seu patrimônio por categorias de produtos, preço médio e a quantidade que possui de cada ativo. Para saber mais, acesse sua conta no site da Ágora e escolha as opções Minha conta > Meus investimentos.

Vale lembrar que os valores demonstrados na página não servem como base para efeitos de imposto de renda. Para essa finalidade, os dados devem ser obtidos nos comprovantes legais, que são as notas de corretagem emitidas pela Ágora e ficam disponíveis no menu Minha conta > Nota de corretagem.

Conta / Documentos e extratos

Basta enviar um e-mail para corp_backofficebovespa@agorainvestimentos.com.br informando seu nome completo, CPF e o nome completo do fundo ou do título.

O Tesouro Direto não gera nota de corretagem. Você pode consultar sua posição no Tesouro Direto no site www.portalinvestidor.tesourodireto.com.br. Em nosso site , é possível consultar o protocolo de compra ou venda do Tesouro Direto em Home Broker > Produtos > Tesouro Direto > Protocolos.

Conta / Encerramento de conta

Para cancelar sua conta, você não pode ter nenhum ativo em custódia, saldo financeiro ou provisionamento de recursos a receber. Para consultar seus proventos, acesse sua conta no site da Ágora e vá em Minha conta > Meus Proventos > Status > A Receber.

Para solicitar o encerramento da conta acesse o site da Ágora e vá em Olá, [seu nome] > Encerramento de conta ou pelo aplicativo Ágora no menu Serviços > Encenrramento de conta.

Vale lembrar que não é cobrada nenhuma taxa para que a conta permaneça aberta.

Acesse o site agorainvestimentos.com.br e faça seu login com CPF e a senha que era utilizada antes do encerramento da conta. Você será convidado a se recadastrar na Ágora. Preencha seus dados e aguarde a validação dos dados cadastrais. Você receberá um e-mail e/ou um SMS com um código de ativação. Acesse o site com seu CPF, senha, data de nascimento e informe o código recebido, crie sua assinatura eletrônica e faça a adesão ao termo de ficha cadastral.

Conta / Limite operacional
Aqui na Ágora apenas clientes correntistas Bradesco que optarem pelo modelo de liquidação em conta-corrente Bradesco podem ter seu limite operacional alterado. Essa alteração é feita por meio do relacionamento com o gerente da conta. Para saber mais, consulte sua agência Bradesco.
Quem optar por liquidação na conta Ágora tem seu limite operacional igual ao valor disponível na conta. Caso tenha carteira com ações elegíveis à conta margem, também pode optar por usar o produto: basta aderir ao contrato de conta margem e SCR. O valor disponível para conta margem não pode ser alterado.
Conta / Modelo de liquidação

Você pode consultar o modelo de liquidação acessando sua conta no site da Ágora, em Minha conta > Meus investimentos.

Para verificar a possibilidade de alterar seu modelo de liquidação, entre em contato com os especialistas da Ágora pelo telefone 4004 8282 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 724 8282 ( outras regiões) ou pelo chat aqui do nosso site. O especialista enviará a solicitação de alteração para a agência da sua conta-corrente.
Conta / Notas de corretagem

Basta acessar sua conta no site da Ágora e escolher as opções Minha conta > Nota de corretagem, ou em Home Broker > Financeiro ($) > Notas.

Conta / Perfil de investidor

Implantada em 2010 pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) , a Análise de Perfil de Investidor (API) é um questionário que todo cliente deve responder para identificar seus objetivos e tolerância a riscos antes de fazer qualquer aplicação. Essa análise determina possíveis divergências entre seu perfil e sua carteira de produtos ajudando na tomada de decisões.

Investidor arrojado é aquele que declara altíssima tolerância a riscos e que aceita potenciais perdas em busca de maiores retornos.
Investidor dinâmico é aquele que declara alta tolerância a riscos e que busca a preservação do seu capital em longo prazo, com disposição para destinar parte dos seus recursos a investimentos de maior risco.
Investidor moderado é aquele que declara média tolerância a riscos e que busca obter melhor performance dos seus investimentos.
Investidor conservador é aquele que declara baixa tolerância a riscos e que busca a preservação de capital e segurança nos seus investimentos.
Investidor ultraconservador é aquele que declara possuir baixíssima tolerância a riscos e que prioriza a preservação do seu capital e maior segurança em seus investimentos.

São considerados investidores profissionais:

  • Instituições financeiras e outras instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
  • Companhias seguradoras e sociedades de capitalização • Entidades abertas e fechadas de previdência complementar
  • Pessoas naturais ou jurídicas com investimentos financeiros acima de R$ 10 milhões e que atestem por escrito sua condição de investidor profissional mediante termo próprio
  • Fundos de investimento
  • Clubes de investimento, desde que tenham a carteira gerida por um administrador de carteira de valores mobiliários autorizado pela CVM
  • Agentes autônomos de investimento, administradores de carteira, analistas e consultores de valores mobiliários autorizados pela CVM em relação a seus recursos próprios
  • Investidores não residentes

São considerados investidores qualificados:

  • Pessoas naturais ou jurídicas com investimentos financeiros acima de R$ 1 milhão e que atestem por escrito sua condição de investidor qualificado mediante termo próprio
  • Pessoas naturais que tenham sido aprovadas em exames de qualificação técnica ou que tenham certificações aprovadas pela CVM como requisitos para o registro de agentes autônomos de investimento, administradores de carteira, analistas e consultores de valores mobiliários, em relação a seus recursos próprios 
  • Clubes de investimento, desde que tenham a carteira gerida por um ou mais cotistas que sejam investidores qualificados
Conta / Relatórios de análise (Ágora Insights)

Acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Conteúdo > Ágora Insights - Análises de mercado e recomendações e consulte todos os relatórios elaborados pela equipe de Research da Ágora.

Conta / Transferência de custódia

Cada instituição pode adotar regras específicas. Por isso, para transferir ações de uma corretora para a Ágora, entre em contato com a corretora de origem e verifique os procedimentos adequados. É importante informar corretamente o número da conta (com o dígito), e também os dados da Ágora, que são:

Nome da corretora: Ágora Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S/A
Número da corretora: 039-6

Para transferir suas ações da Ágora para outra corretora, você deve preencher a carta de transferência. Confira o passo-a-passo para a transferência na sua conta Ágora, em Minha conta > Transferência de custódia > Da Ágora para outra corretora.

Pra transferir suas ações de um banco ou empresa escrituradora para Ágora, faça a transferência via OTA ou procuração modelo CBLC. Confira o passo a passo para a transferência em sua conta Ágora, nas opções Minha conta > Transferência de custódia > De um banco ou empresa escrituradora para a Ágora.

Pra transferir suas ações da Ágora para um banco ou empresa escrituradora, você deve preencher a carta de retirada. Confira o passo a passo para a transferência em sua conta Ágora, nas opções Minha conta > Transferência de custódia > Da Ágora para banco ou empresa escrituradora>/b>.

Para transferir cotas de fundos de investimento, siga os seguintes passos:

  1. Acesse este link e baixe o documento de solicitação de transferência (Carta do cliente)
  2. Preencha o documento com os dados da corretora de origem e também com seus dados, tanto na corretora de origem quanto na corretora de destino
  3. Complete os outros campos do documento, como nome do fundo, CNPJ do fundo e quantidade de cotas a ser transferida. No campo Montante, identifique se a transferência será total ou parcial e, caso seja parcial, informe a quantidade solicitada no campo Quantidade de cotas
  4. Imprima 2 vias do documento de solicitação de transferência e assine da mesma forma que sua assinatura do documento de identificação válido
  5. Encaminhe uma via para a corretora de origem e outra via para a corretora de destino. Ambas as vias devem ser acompanhadas de cópia de um documento de identificação válido, que pode ser:

- RG
- CNH (dentro do período de validade)
- Documentos de classe válidos - RNE para estrangeiros (dentro do período de validade)

Para que tudo aconteça da melhor forma, confira se não há débitos pendentes e, se houver, regularize a situação. O endereço para receber nosso e-mail é corp_stvm@agorainvestimentos.com.br. Vale lembrar que só são atendidos os e-mails enviados do mesmo endereço de e-mail cadastrado na Ágora. Se o e-mail estiver desatualizado, atualize seu cadastro antes de enviar.

Se preferir, você também pode enviar a documentação física para o seguinte endereço:
A/C Custódia e Registro
Av. Brigadeiro Faria Lima, 3950, 4º andar - São Paulo/SP, 04538-132

É importante entrar em contato com a corretora de origem (se não for a Ágora) para confirmar os procedimentos da transferência.

Quando a Ágora é a corretora de origem:
Enquanto há resgates em andamento, a solicitação de transferência não pode ser atendida. Após a conclusão desse processo, novos resgates podem ser solicitados. Se as cotas que são objeto da solicitação de transferência estiverem sob bloqueio judicial ou de crédito e de garantia, o processo é paralisado.

Confirme se a corretora de destino distribui o fundo da solicitação de transferência de cotas em questão. Também é importante que você entre em contato com essa corretora para conferir se o CNPJ do fundo a ser transferido pela Ágora é o mesmo do fundo distribuído na corretora de destino.

Quando a Ágora é a corretora de destino:
É importante entrar em contato com a corretora de origem para confirmar os procedimentos para a transferência e as exigências da instituição. Vale lembrar que, se o fundo não for distribuído pela Ágora, não é possível fazer a transferência. Por isso, antes de iniciar o processo, confira em Investir > Fundos de investimento se a Ágora distribui o fundo em questão.

Sobre os prazos definidos no regulamento:

I. Distribuidor cedente (de origem): ao receber o pedido de transferência da posição de investimento para fundos, deve disponibilizar as informações necessárias ao distribuidor cessionário (de destino) em até 2 dias úteis.
II. Distribuidor cessionário (de destino): ao receber as informações do distribuidor cedente, deve disponibilizar as informações necessárias ao administrador fiduciário em até 2 dias úteis para a devida implementação da posição de investimento
III. Administrador fiduciário: ao receber as informações do distribuidor cessionário, deve fazer a transferência de posição em até 3 dias úteis para a modalidade conta e ordem e em até 5 dias úteis para a modalidade transferência direta, observando-se o parágrafo 2º do artigo 5º das Regras e Procedimentos Anbima para Transferência de Produtos de Investimentos nº 5

Você pode acompanhar o status do seu processo em seu e-mail cadastrado na Ágora.

Os cadastros do doador e do donatário devem estar atualizados na Ágora ou em outra corretora de valores. A documentação física deve ser enviada, obrigatoriamente, em vias autenticadas.

  1. 1. Formulário STVM (Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários) com reconhecimento de firma do doador por autenticidade Obs.: para mais de um donatário, é necessário o enviar um formulário STVM para cada, com os ativos e as quantidades a serem transferidas e também o motivo da doação
  2. Cópia autenticada do termo de doação por instrumento público em cartório ou por instrumento particular (se for particular, deve ter reconhecimento de firma por autenticidade do doador e do donatário)
  3. Guia de recolhimento ou declaração de inexistência de imposto de renda, se aplicável, com reconhecimento de firma por autenticidade (apenas a assinatura do doador é obrigatória)
  4. Cópia da guia de recolhimento do ITCMD (Imposto sobre Transmissão de Causa Mortis e Doação de quaisquer Bens e Direitos) ou declaração de inexistência de ITCMD, se aplicável

Devem ser encaminhados comprovantes de recolhimento de ITCMD e de IR. No caso de isenção, deve ser apresentada a declaração de isenção (uma declaração simples atestando isenção da cobrança de ITCMD e IR)

É necessária a apresentação de cópia autenticada da certidão de casamento ou, no caso de união estável, a entrega da lavratura da união estável em cartório ou declaração judicial. Avaliamos se os ativos se comunicam com o regime, dependendo do regime escolhido e da data de aquisição. Se os ativos se comunicarem com o regime, não há doação entre o casal sobre tais ativos, sendo dispensado o recolhimento de ITCMD ou instrumento de doação. A documentação física deve ser enviada, obrigatoriamente, em vias autenticadas.

  1. Certidão de casamento ou reconhecimento/declaração de união estável em cópia autenticada. No caso de ordem judicial, encaminhe o documento em cópia autenticada ou que contenha meios para sua validação pelo site do tribunal
  2. Formulário STVM com reconhecimento de firma por autenticidade e assinalado o motivo de transferência (ordem judicial e/ou legislação)
  3. Recolhimento de imposto de renda ou declaração de isenção de imposto de renda, com reconhecimento de firma na assinatura (se for o caso) São de responsabilidade do doador as custas das taxas de transferência e de custódia. Caso não haja saldo financeiro, deposite a quantia necessária na conta da Ágora.

Dados bancários para depósito do valor das taxas
Banco: 237 - Banco Bradesco
Agência: 2373
Conta: 421129-4
CNPJ: 74.014.747/0001-35

Encaminhe o comprovante do depósito para que seja identificado o crédito na conta do doador.

Para transferir os ativos da Ágora aos herdeiros em nome do espólio, a documentação física deve ser enviada, obrigatoriamente, em vias autenticadas, ou devem haver meios para sua validação no site do tribunal: formal de partilha, escritura de inventário, escritura de sobrepartilha, carta de adjudicação ou alvará judicial.

Os herdeiros devem ser previamente cadastrados na Ágora Investimentos ou em outra corretora. Para transferência de títulos públicos, é obrigatório que os herdeiros sejam aderentes ao Tesouro Direto, na Ágora Investimentos ou em outra corretora.

A transferência é feita por meio do formulário de STVM (Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários), devidamente preenchido com os ativos que cabem a cada herdeiro, tendo firma reconhecida por semelhança ou autenticidade. No caso de correntista Bradesco, o reconhecimento de firma em cartório pode ser substituído por abono bancário, com assinatura de 2 gerentes sob carimbo de identificação e firma confere.

Orientações para preenchimento do formulário STVM mod. 8162-016E:
Identificação do cedente: nome do falecido, agente de custódia, código do investidor e CPF
Identificação do cessionário: nome do herdeiro, agente de custódia, código do investidor e CPF
Ativos: deve ser registrado o nome da empresa emissora dos ativos em pauta ou o código do ativo conforme extrato de custódia
Tipo: deve ser descrita a especificação do ativo, quando aplicável (por exemplo: PN, ON etc)
Quantidade: para ações e títulos privados, deve ser mencionada a quantidade numérica em valor inteiro (não é válido decimal ou fração). Para títulos públicos, deve ser mencionada a quantidade decimal em, no máximo, duas casas após a vírgula
Motivo da transferência: herança
Assinatura do herdeiro: reconhecimento de firma por semelhança ou autenticidade

É obrigatório o envio da documentação física: escritura (cópia autenticada) e formulário STVM com reconhecimento da assinatura em cartório ou abono bancário no caso de correntistas Bradesco.

Transferência do saldo financeiro residual:
São de responsabilidade dos herdeiros as custas das taxas de transferência e de custódia. Caso não haja saldo financeiro, os herdeiros devem depositar a quantia necessária na conta da Ágora Investimentos.

Dados bancários para depósito do valor das taxas:
Banco: 237 - Banco Bradesco
Agência: 2373
Conta: 421129-4
CNPJ: 74.014.747/0001-35

Encaminhe o comprovante do depósito para que seja identificado o crédito na conta do espólio. Restando saldo financeiro positivo após transferências e pagamento das taxas, esse deve ser transferido para os herdeiros, respeitando-se o percentual estipulado no documento de partilha. Caso os herdeiros não tenham conta na Ágora Investimentos, devem formalizar uma carta de transferência financeira, descrevendo as contas bancárias de suas titularidades para as quais os recursos devem ser transferidos.

No caso de correntista Bradesco, o reconhecimento de firma em cartório pode ser substituído por abono bancário, com assinatura de 2 gerentes sob carimbo de identificação e firma confere. É obrigatório o envio da documentação física.

É necessária a apresentação de cópia autenticada da certidão de casamento ou, se tratando de união estável, a entrega da lavratura da união estável em cartório ou declaração judicial. É avaliado se os ativos se comunicam com o regime, dependendo do regime escolhido e da data de aquisição. Se os ativos se comunicarem com o regime, não há doação entre o casal sobre tais ativos, sendo dispensado o recolhimento de ITCMD ou instrumento de doação. A documentação física deve ser enviada, obrigatoriamente, em vias autenticadas.

  1. Certidão de casamento ou reconhecimento/declaração da união estável em cópia autenticada. A ordem judicial deve ser encaminhada em cópia autenticada ou que haja meios para sua validação pelo site do tribunal.
  2. Formulário STVM com reconhecimento de firma por autenticidade e assinalado o motivo de transferência ordem judicial e/ou legislação.
  3. Recolhimento de imposto de renda ou declaração de isenção de imposto de renda, com reconhecimento de firma na assinatura, se for o caso São de responsabilidade do cedente as custas das taxas de transferência e de custódia. Caso não haja saldo financeiro, o cedente deve depositar a quantia necessária na conta da Ágora Investimentos.

Dados bancários para depósito do valor das taxas:
Banco: 237 - Banco Bradesco
Agência: 2373
Conta: 421129-4
CNPJ: 74.014.747/0001-35

Encaminhe o comprovante do depósito para que seja identificado o crédito na conta do cedente.

Sendo o custodiante de origem, a Ágora Investimentos solicita que sejam encaminhados ao e-mail corp_stvm@agorainvestimentos.com.br os seguintes documentos para análise inicial:
- Formulário de STVM.
- Documento de identificação.
- Estatuto/regulamento do clube/fundo ou ata.

A documentação física deve ser enviada, obrigatoriamente, em vias autenticadas.

  1. Formulário STVM com reconhecimento de firma por autenticidade da assinatura do cedente
  2. Guia de recolhimento de imposto de renda ou declaração de inexistência de imposto de renda (se aplicável), com reconhecimento de firma por autenticidade (é obrigatória somente a assinatura do cedente)
  3. Termo de venda privada por instrumento público em cartório ou por instrumento particular (deve conter reconhecimento de firma por autenticidade), assinado pelo cedente e pelo cessionário

Os cadastros do cedente e do cessionário devem estar atualizados na Ágora ou em outra corretora de valores. São de responsabilidade do cedente as custas das taxas de transferência e de custódia. Caso não haja saldo financeiro, o cedente deve depositar a quantia necessária na conta da Ágora Investimentos.

Dados bancários para depósito do valor das taxas:
Banco: 237 - Banco Bradesco
Agência: 2373
Conta: 421129-4
CNPJ: 74.014.747/0001-35

Se houver necessidade de envio da documentação física, os documentos devem ser encaminhados para: Ágora Investimentos
Aos cuidados da Área de Qualidade e Soluções
Av. Brigadeiro Faria Lima, 3950, 4º andar - São Paulo/SP, 04538-133

A venda de bens em nome de espólio só é possível mediante autorização judicial explícita. Normalmente, a concessão de autorização necessita de alvará judicial. Por meio do aplicativo SEAT, do Departamento de Ações e Custódia, as agências do Bradesco conseguem verificar se você tem ativos disponíveis na IFDB (Instituição Financeira Depositária Bradesco) para serem transferidos para a Ágora e, depois, vendidos na Bolsa. Para posições bloqueadas ou vinculadas, é necessário verificar com o Departamento de Ações e Custódia do Bradesco (DAC) a disponibilidade do ativo. Para isso, basta contatar uma agência Bradesco.

Vale saber: A informação da posição de ativos escriturais/nominativos de falecido é sigilosa. Por isso, deve ser restrita ao herdeiro ou inventariante ou aos seus representantes legais devidamente representados por instrumentos de procuração, com a apresentação de:

  • Instrumento competente (abertura de inventário ou termo de inventariança, procuração pública e específica)
  • Cópias autenticadas do documento de identificação e comprovante de residência do outorgado

Caso o espólio não tenha conta Ágora, é necessário fazer o cadastro em nome do espólio pela pessoa autorizada no alvará. A documentação deve ser enviada para documentos@agorainvestimentos.com.br, sendo necessário anexar:

  • Ficha cadastral com dados do espólio, assinada pelo autorizado no alvará
  • Termo de Adesão ao Contrato de Intermediação e Subcustódia, com dados do espólio e assinado pelo autorizado no alvará
  • Comprovante de endereço do autorizado no alvará
  • Documento de identificação do autorizado no alvará
  • Documento de identificação do espólio (certidão de óbito)
  • Alvará judicial
  • Informações de e-mail, telefone e endereço do inventariante
  • Dados de conta bancária em nome ou titularidade do espólio ou os dados da agência para recebimento da ordem de pagamento

Para transferência e venda, é obrigatório o envio da documentação física:

  1. Documentos autenticados em cartório de notas
    - Alvará – cópia autenticada ou passível de validação pelo site do tribunal.
    - Cópia do documento de identificação do autorizado.
  2. Formulários com assinatura e reconhecimento de firma por semelhança ou autenticidade
    - Formulário OTA (documento mod. 8162-014E), preenchido com dados do espólio, contendo a descrição dos ativos e as quantidades a serem vendidas e assinado pelo autorizado mencionado no alvará. É necessário o preenchimento de um formulário para cada ativo.
    - Formulário Carta Remessa (documento mod. 8162-007E), preenchido com dados do espólio, nome e dados bancários do autorizado a receber, contendo a descrição dos ativos e as quantidades a serem vendidas e assinado pelo autorizado no alvará.

Para correntistas Bradesco, o reconhecimento de firma em cartório pode ser substituído por abono bancário, com assinatura de 2 gerentes sob carimbo de identificação e firma confere. Se a posição estiver em outro escriturador que não seja o Bradesco, o inventariante deve acionar essa instituição financeira para obter os extratos em nome do espólio.

A venda ou transferência da titularidade por meio destes documentos só pode ser feita se, nos respectivos documentos, houver autorização expressa nesse sentido ou se houver autorização judicial para tanto. É obrigatório o envio da documentação física.

  1. Autorização judicial (alvará) e termo de curatela: os documentos devem ser encaminhados em cópia autenticada ou que haja meios para sua validação pelo site do tribunal.
  2. Formulário OTA (documento mod. 8162-014E), preenchido com dados do curatelado, contendo a descrição dos ativos e as quantidades a serem vendidas e assinado pelo autorizado no alvará/curador. É necessário o preenchimento de um novo formulário para cada ativo.
  3. Formulário Carta Remessa (documento mod. 8162-007E), preenchido com dados do curatelado, contendo a descrição dos ativos e as quantidades a serem vendidas e assinado pelo autorizado no alvará/curador com firma por semelhança. Para correntistas Bradesco, o reconhecimento de firma em cartório pode ser substituído por abono bancário, com assinatura de 2 gerentes sob carimbo de identificação e firma confere. Observação: o cadastro do cliente deve estar atualizado na Ágora.

Para receber informações sobre as contas do espólio, em cumprimento à LC 105/2001 (sigilo bancário), os extratos solicitados só podem ser remetidos ao inventariante após o envio de:

  • Certidão de óbito autenticada
  • Termo de inventariança em cópia autenticada
  • Carta de próprio punho informando e-mail, telefone e endereço do inventariante, assinada pelo inventariante com reconhecimento de firma em cartório por semelhança ou autenticidade. Para correntistas Bradesco, o reconhecimento de firma em cartório pode ser substituído por abono bancário, com assinatura de 2 gerentes sob carimbo de identificação e firma confere.
  • Comprovante de endereço do inventariante
  • Documento de identificação do inventariante

É obrigatório o envio da documentação física.

Os documentos devem ser enviados para:
Ágora Investimentos
A/C Área de Qualidade e Soluções
Av. Brigadeiro Faria Lima, 3950, 4º andar - São Paulo/SP, 04538-133

Conta / Transferências financeiras
Para fazer uma retirada, acesse sua conta no site da Ágora e escolha as opções Minha conta > Transferência para conta-corrente. As transferências feitas após as 15h (ou 16h, para correntistas Bradesco) entram na conta-corrente até as 11h do próximo dia útil. Caso o valor transferido não apareça na conta no prazo indicado, entre em contato com a instituição financeira correspondente.

Para fazer um depósito, acesse sua conta no site da Ágora e escolha as opções Minha Conta > Depósito. Se não identificar o valor do depósito na conta, envie o comprovante da transferência para corp.comprovantes@agorainvestimentos.com.br para agilizar o reconhecimento da operação.

Vale lembrar que só são creditadas as transferências feitas de uma conta de mesma titularidade (mesmo CPF). Também é importante dizer que, para clientes com modelo de liquidação em conta-corrente Bradesco, não é preciso fazer o depósito na conta Ágora, já que as liquidações acontecem automaticamente na conta-corrente Bradesco.

CDB / O que é CDB?

CDB é a sigla de Certificado de Depósito Bancário. É um título privado emitido por instituições financeiras para captar dinheiro e financiar suas atividades (lastrear suas operações de crédito). O produto tem prazos e opções de remuneração diferentes, que são definidos no momento da compra. De forma geral, ao investir em CDB, você basicamente empresta recursos a uma instituição financeira, que se compromete a devolver os valores em determinado prazo e corrigidos por uma taxa previamente definida (pode ser prefixada ou pós-fixada). Saiba mais sobre o CDB.

CDB / Como aplico em CDB na Ágora?
Primeiramente, seu cadastro deve estar ativo. Acesse sua conta no site da Ágora, vá em Investir > Renda fixa> CDB , escolha o título no qual quer investir, informe a quantidade e confirme sua aplicação.
CDB / Como faço o resgate de investimentos em CDB?

Existem 2 cenários para investimentos em CDB: títulos com liquidez diária e títulos com data de carência (data em que o investidor pode resgatar o valor aplicado),este último sem liquidez diária.

Para resgatar sua aplicação em CDB de liquidez diária, acesse sua conta no site da Ágora, vá em Minha conta > Meus investimentos e escolha o ativo que quer resgatar. Depois, clique na seta verde para exibir os detalhes, selecione Resgatar e informe a quantidade desejada. Por fim, confirme o resgate com sua assinatura eletrônica.

No caso de CDB com data de carência, sem liquidez diária, verifique a possibilidade de venda no mercado secundário. Para isso, entre em contato com a Ágora ou com seu assessor de investimentos para sinalizar o interesse e ver se é possível a saída antecipada ou negócio no mercado secundário.

No caso de vencimento do ativo, o resgate ocorre automaticamente na sua conta.

CDB / Qual é a remuneração do CDB?

O CDB pode ter rentabilidade pré-fixada, pós-fixada e híbrida. A principal diferença está no conhecimento sobre a rentabilidade acumulada do investimento até o vencimento da operação. Nos investimentos prefixados, a rentabilidade é conhecida no momento da aplicação, ou seja, no ato da aquisição do título você já sabe qual será o valor acumulado no final do investimento.

Nos títulos pós-fixados, a remuneração é conhecida somente no resgate do título, pois não é possível definir o rendimento da aplicação no momento da sua aquisição, uma vez que são atrelados a um indexador. Geralmente os indexadores são a taxa DI (popularmente chamada de CDI). Nos títulos híbridos, a rentabilidade é determinada pela combinação entre uma taxa prefixada e uma taxa pós-fixada (um indexador). Em geral, os indexadores são o CDI ou o IPCA (a taxa que remunera a inflação). Por conta dessas características, a rentabilidade dos títulos híbridos só é conhecida no vencimento do título.

Vale dizer que todas as taxas divulgadas representam a remuneração ao ano, sendo contabilizados os dias úteis decorridos da aplicação até o vencimento da operação.
CDB / Quais são os riscos do investimento em CDB?

O risco do investimento em CDB está diretamente atrelado à solidez financeira do emissor do título, já que a remuneração é feita pela instituição que emite o CDB. O principal fator de risco ao investir nessa classe de ativos é o de inadimplência do emissor, que é amenizado tendo em vista a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FCG) até o valor de R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira, considerando o limite de garantia de R$ 1 milhão para o período de 4 anos, no caso de o emissor do título não conseguir honrar seu compromisso financeiro.

Investimentos em CDB são considerados de baixo risco, pois suas condições de resgate e pagamento são previamente definidas na data de aquisição. Saiba mais sobre o CDB.

CDB / O investimento em CDB é garantido pelo FGC?

O investimento em CDB é assegurado pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até o valor de R$ 250 mil (entre aplicação inicial e juros incorridos no período) por CPF, em caso de não pagamento por parte do emissor. Cada CPF/CNPJ tem seu capital garantido em até R$ 250 mil por instituição, sendo que não poderá utilizar mais do que R$ 1 milhão no período de 4 anos. Isso significa que, caso você aplique neste ativo e a instituição emissora não honre o compromisso de pagamento, o FGC devolve os valores até o limite definido (valor aplicado corrigido dentro do limite). Saiba mais.

CDB / Quais são os custos do investimento em CDB?
Aqui na Ágora, investimentos em CDB não têm custos como taxa de custódia e taxa de administração.
CDB / Quais impostos incidem sobre o CDB?

O CDB é tributado pela tabela regressiva do imposto de renda . Dessa forma, quanto maior o tempo de aplicação, menor o imposto a ser pago. Se o resgate for feito em menos de 30 dias da data de investimento, também é cobrado o imposto sobre operações financeiras (IOF). Para resgates após esse período, há isenção de IOF.

Certificados de Operações Estruturadas (COE) / O que é COE?

COE é a sigla de Certificados de Operações Estruturadas. É um tipo de investimento que combina, em apenas um produto, as características de renda fixa (como prazo determinado e emissão via instituição financeira) e de renda variável (maior potencial de rentabilidade).

De forma geral, COE é um título de investimento atrelado ao desempenho de um ou mais ativos/indexadores, que são definidos e especificados no momento da emissão do produto, como ações, índices de ações no Brasil ou no exterior, moedas, entre outros. Na prática, o produto permite que você faça investimentos mais complexos e com maior potencial de rentabilização de forma simples e unificada.

Mais informações sobre COE podem ser consultadas no site da Ágora. Saiba mais sobre COE

Certificados de Operações Estruturadas (COE) / Como aplico em COE na Ágora?
Para investir em COE, acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Investir > COE, e selecione a estratégia que mais combina com seus objetivos, de acordo com suas necessidades de prazo, liquidez e risco. Depois, clique em Reservar, digite o valor da reserva, leia o DIE (Documento de Informações Essenciais) e o termo de adesão, marque as caixas de texto de aceite e finalize com sua assinatura eletrônica.
Certificados de Operações Estruturadas (COE) / Como faço o resgate do investimento em COE?

O COE são ativos negociados de acordo com as condições especificadas no momento da sua emissão. Portanto, é importante observar fatores como carência e data de vencimento antes de solicitar o resgate do ativo. Caso queira resgatar o certificado antes do vencimento, você deve negociar o título no mercado secundário, ou seja, dependerá da existência de outro investidor que queira comprar o papel. Essa negociação é regida pelas condições de mercado, não sendo garantidas, assim, as condições iniciais da emissão, como capital protegido e fatores de remuneração, por exemplo.
Quando o COE é emitido com carência, existe a possibilidade de cotar a saída antecipada. Porém, não são garantidas as condições iniciais da emissão.
Para as cotações nas condições descritas, entre em contato com o atendimento Ágora ou com seu assessor de investimentos para sinalizar seu interesse e verificar se é possível a saída antecipada no mercado secundário, mediante disponibilidade. No caso de vencimento do ativo, o resgate ocorre automaticamente na sua conta.

Certificados de Operações Estruturadas (COE) / Existe a possibilidade de perdas no investimento em COE?
Caso o investimento permita a saída antes do vencimento (informação que deve ser verificada previamente no DIE do produto), não são garantidas as condições iniciais da emissão, como capital protegido e fatores de remuneração. Vale dizer que o COE pode ser emitido a partir de duas modalidades básicas: com capital protegido ou sem capital protegido. Além disso, algumas opções de COE podem possibilitar retorno mínimo garantido, o que pode ser interessante para diversificação, tendo em vista a segurança de renda fixa e o potencial de ganho de renda variável. Essas informações devem sempre ser consultadas no Documento de Informações Essenciais (DIE) antes de fazer a aplicação .
Certificados de Operações Estruturadas (COE) / O que é capital protegido?

No investimento em COE que oferece capital protegido, você tem a garantia de que, no vencimento do produto, não corre o risco de perder o valor inicial aplicado. Em termos técnicos, é uma proteção nominal, ou seja, não engloba o efeito da inflação no período.

No caso de COE sem capital protegido, no vencimento, existe a possibilidade de perda total ou parcial do valor investido. Para opções de COE que oferecem retorno mínimo garantido, no vencimento, a remuneração do investimento será a taxa estipulada no momento da emissão. Na Ágora, todos as opções de COE distribuídas têm capital protegido.
Certificados de Operações Estruturadas (COE) / Qual é a rentabilidade do COE?
Os fatores de rentabilidade do COE são conhecidos antes de sua emissão. Ou seja, por meio do Documento de Informações Essenciais (DIE), é possível consultar as condições de rentabilidade, em especial o ativo subjacente (índice, ação, cesta de ações, moeda etc.) ao qual a estratégia está atrelada.
A rentabilidade de COE depende dos cenários para o desempenho de um ativo ou indexador predefinido, estando sempre atrelada a uma cotação. Se a estratégia der certo, o produto remunera conforme as condições definidas no momento da sua emissão. A remuneração pode ser por meio de variação do ativo subjacente ou de taxa prefixada, inclusive, dispondo de multiplicadores de retorno.
Certificados de Operações Estruturadas (COE) / Quais são os riscos do investimento em COE?

O COE não tem cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o que requer maior atenção na hora de investir. De forma geral, entre os principais fatores de risco estão:

- Risco de crédito, uma vez que é um ativo emitido por instituição financeira
- Risco de mercado, pois o resultado da estratégia depende do desempenho dos ativos associados e das condições definidas na data de emissão
- E risco de liquidez, já que é um ativo com data de vencimento predefinida e a liquidez só acontece no caso de carência e demanda no mercado secundário. Além disso, as condições de emissão podem não ser mantidas diante da liquidação antecipada.

Outro fator de risco importante é referente ao resultado da estratégia, pois, dependendo da modalidade de emissão de COE, é possível perder, parcial ou totalmente, o capital investido ou, no vencimento, é possível retirar apenas o total dos recursos investidos.
Quanto ao risco de crédito, é importante avaliar o rating do emissor, que nada mais é que a nota de crédito definida por agências de risco. A nota reflete a qualidade da emissão e a capacidade do emissor, ou seja, o risco de crédito que você deve considerar ao investir no título.

Vale dizer que todas as opções de COE distribuídas pela Ágora são emitidas pelo Banco Bradesco, que tem rating AAA pela Fitch.
Certificados de Operações Estruturadas (COE) / Investimentos em COE têm proteção do FGC?
Os investimentos em COE não têm garantia do FGC. Por isso, é importante avaliar o risco de crédito do emissor.
Certificados de Operações Estruturadas (COE) / Quais são os custos do investimento em COE?
Aqui na Ágora, investimentos em COE não têm custos como taxa de custódia e taxa de administração.
Certificados de Operações Estruturadas (COE) / Quais impostos incidem sobre o COE?

COE são investimentos tributados de acordo com a tabela regressiva de imposto de renda e têm cobrança de imposto sobre operações financeiras (IOF) para operações com prazos menores que 30 dias.

Tesouro Direto / O que é Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional, no qual o investidor pessoa física pode adquirir títulos públicos. De forma geral, o Tesouro Direto oferece títulos de renda fixa emitidos pelo governo federal. Neste caso, você investe seu dinheiro (emprestando para o governo) e o recebe de volta somado aos juros na data de vencimento, que é definida no momento da compra. É um tipo de investimento que oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, vinculada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia, taxa Selic), diferentes prazos de vencimento e também diferentes fluxos de remuneração. Saiba mais sobre o Tesouro Direto.

Tesouro Direto / Como aplico em Tesouro Direto na Ágora?

Para investir em Tesouro Direto na Ágora, , primeiramente, seu cadastro deve estar ativo. No primeiro investimento, é necessário aceitar o termo de adesão ao produto Tesouro Direto, de preferência no próprio site da Ágora, em Olá, [seu nome] > Adesão a produtos > Tesouro Direto. Para fazer aplicações, clique em Investir > Tesouro direto e veja a lista de títulos disponíveis. É possível escolher a quantidade ou o valor desejado (ao preencher um dos campos, automaticamente, o outro é calculado). Adicione o produto ao carrinho e finalize a compra com sua assinatura eletrônica.

Tesouro Direto / Como faço o resgate do investimento no Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é um investimento líquido, ou seja, que permite a saída antes do vencimento da operação. Para saída antecipada, acesse sua conta no site da Ágora, vá em Investir > Tesouro direto > Meus títulos e e escolha o título que quer vender. Depois, informe a quantidade e finalize a venda com sua assinatura eletrônica. O valor é creditado até o fim do dia útil seguinte ao da operação.

É importante lembrar que, nas vendas do Tesouro Direto, caso o cliente tenha títulos de mesma característica, sempre é vendido o primeiro título adquirido.
Tesouro Direto / Qual é a remuneração do Tesouro Direto?

O Tesouro Direto pode ter rentabilidade pré-fixada, pós-fixada ou híbrida. A principal diferença está no conhecimento sobre a rentabilidade acumulada do investimento até o vencimento da operação.

Nos investimentos prefixados, a rentabilidade é conhecida no momento da aplicação, ou seja, você sabe antecipadamente o valor que terá acumulado no final do investimento. Nos investimentos pós-fixados, não é possível conhecer o rendimento da aplicação no momento da aquisição do título, pois esses produtos são atrelados a um indexador e a remuneração só é definida no dia do resgate da aplicação. No caso do Tesouro Direto,geralmente os indexadores são a taxa Selic ou um índice de inflação, como o IPCA. Nos títulos híbridos, a rentabilidade é determinada pela combinação entre uma taxa prefixada e uma taxa pós-fixada (um indexador). Por conta dessas características, a rentabilidade dos títulos híbridos só é conhecida no vencimento do título.

Vale dizer que todas as taxas divulgadas representam a remuneração ao ano, considerando os dias úteis decorridos da aplicação até o vencimento da operação.

 

Tesouro Direto / Quais são os riscos do investimento no Tesouro Direto?

Os riscos de um investimento estão diretamente atrelados à solidez financeira do seu emissor. Dessa forma, o Tesouro Direto é considerado o investimento mais seguro do mercado, pois é emitido pelo governo federal. Saiba mais sobre o Tesouro Direto

Tesouro Direto / Quais são os custos do investimento no Tesouro Direto?

Na Ágora, você não paga taxa de custódia para investimento no Tesouro Direto. Porém, a B3 cobra 0,20% ao ano de todo investidor referente aos serviços de guarda dos títulos e às informações e movimentações dos saldos.

Tesouro Direto / Quais impostos incidem sobre o Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é tributado pela tabela regressiva do imposto de renda (IR), ou seja, quanto mais tempo o dinheiro fica aplicado, menos imposto você paga sobre os rendimentos. Se o resgate for feito em menos de 30 dias da data de investimento, também é cobrado o imposto sobre operações financeiras (IOF).

Tesouro Direto / Informações adicionais

O que acontece se não houver saldo financeiro suficiente na conta para honrar a liquidação da compra do Tesouro Direto?

Se não houver saldo suficiente na conta até as 09h10, a Ágora não confirma a compra junto ao Tesouro Direto e o seu investimento é cancelado. É importante mencionar que:

  1. Se você tentar investir e novamente não obtiver saldo na conta, ficará suspenso por 15 dias, sendo impedido de comprar títulos do tesouro durante este período. A suspensão será de 30 dias no caso de mais uma ocorrência de saldo insuficiente e, em caso de três reincidências, a suspensão passa a ser de 60 dias;
  2. Após o período de suspensão, você poderá investir normalmente;
  3. A suspensão temporária não impede o resgate de seus investimentos;
  4. Para clientes correntistas Bradesco com modelo de liquidação Banco, é necessário saldo na Conta Bancária Bradesco;
  5. Para clientes com modelo de liquidação Corretora, é necessário saldo na Conta Ágora.
Previdência privada / O que é previdência privada?
Quando se fala em previdência, geralmente se pensa em aposentadoria. As duas realmente andam de mãos dadas ou, pelo menos, deveriam. De forma geral, a previdência privada é feita para manter seu padrão de vida na aposentadoria por meio de uma renda complementar, que tem a função de renda adicional à da previdência pública.
Pensar na aposentadoria quando ela ainda está distante não é um hábito, mas deveria ser. A previdência privada é um tipo de investimento baseado em longo prazo, com o objetivo de constituir patrimônio para a aposentadoria. Mas vai além disso : a previdência pode ser usada para benefícios fiscais, como fonte de abatimento do imposto de renda, e também para sucessão patrimonial. Isso porque permite a escolha de beneficiários que, na falta do titular do plano, recebem o valor acumulado, sem precisar abrir inventário.
Previdência privada / Como é feito o investimento em previdência?

O dinheiro é aplicado em fundos constituídos para esse tipo de investimento. É possível resgatar os valores aplicados nos fundos durante a fase de diferimento (quando ocorre a aplicação do dinheiro) ou durante a fase de pagamento dos benefícios (na aposentadoria, transformando o recurso em renda).

Previdência privada / O que são planos de previdência privada?

Os fundos de previdência são parecidos em muitos aspectos com os fundos comuns. A principal diferença é o objetivo, que é ser um veículo para que os investidores guardem recursos para a aposentadoria. Para entender melhor, é importante diferenciar fundos de previdência e planos de previdência.

De forma geral, os planos são produtos que você contrata. Ao contratar um plano, você adquire um fundo de investimento, que é o veículo responsável pela alocação dos recursos do plano. Por trás de um fundo de previdência, além da figura do gestor, que é responsável pela carteira de investimentos, está uma seguradora. Cabe à seguradora elaborar os planos e suas características, que têm como finalidade constituir um fundo para que os investidores guardem seus recursos para a aposentadoria e tenham renda no futuro. Além desses dois, existe também o administrador, que é responsável pelas atividades gerenciais e operacionais relacionadas aos cotistas e seus investimentos.

Há duas fases nos planos de previdência : a de acumulação, em que você guarda os recursos no fundo de previdência, e a fase de usufruto/diferimento, em que o dinheiro poupado é recebido de volta em forma de benefício e pode ser finalmente usado.

Vale também dizer que existem 2 tipos de planos: abertos e fechados. Os planos fechados, também conhecidos como fundos de pensão, atendem um público específico, exclusivo para associados e funcionários de uma empresa. Já os planos abertos, estão disponíveis para todas as pessoas e são distribuídos por instituições financeiras autorizadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) para atuar no mercado financeiro.

Previdência privada / Qual é o melhor plano de previdência privada: VGBL ou PGBL?

Não existe o melhor plano, mas o plano ideal para cada pessoa. Em alguns casos, inclusive, faz sentido adquirir os 2 planos disponíveis (PGBL e VGBL). Uma parte é investida em PGBL, para quem pode e quer usar o benefício fiscal, e outra parte em VGBL, para quem quer ter uma reserva ainda maior de previdência privada.

Previdência privada / O que é Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL)?

O PGBL é a opção mais indicada para quem faz a declaração de imposto de renda pelo modelo completo, já é contribuinte do INSS ou de regime próprio de previdência de servidores públicos. Essa modalidade permite o diferimento fiscal, como o próprio nome diz, gerador de benefício livre, pois confere o benefício fiscal de dedução no imposto de renda das aplicações feitas durante o ano, que são limitadas a 12% da renda bruta tributável anual (não são incluídos rendimentos financeiros e ganho de capital).
Por exemplo, com uma renda tributável anual de R$ 100 mil, o limite de aporte para gerar o benefício fiscal é de R$ 12 mil. Este benefício é indicado para quem usa o modelo completo de declaração de imposto de renda. Para gerar a dedução, devem ser declaradas as contribuições feitas no ano anterior na ficha Pagamentos e doações efetuados e não se declara na ficha de Bens e direitos.

O imposto de renda incide no momento do resgate sobre o valor total (valor aplicado mais rendimentos) conforme o regime de tributação escolhido no momento da contratação do plano.

Previdência privada / O que é Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL)?

O VGBL é a opção mais indicada para quem faz a declaração de imposto de renda pelo modelo simplificado, é isento da cobrança de IR ou para quem já faz aplicação em PGBL no limite dos 12% de dedução e quer acumular uma reserva ainda maior em previdência. Essa modalidade também é indicada para fins sucessórios.

O VGBL não gera benefício fiscal, mas o imposto de renda incide apenas sobre os rendimentos, no momento do resgate, conforme o regime de tributação escolhido na contratação do plano. O saldo é declarado na ficha de Bens e Direitos.

Previdência privada / Quais são as principais vantagens da previdência privada?
  1. Opção de pagar o menor imposto de renda entre os produtos de investimento tributáveis: apenas 10% pela tabela regressiva após 10 anos de investimento.
  2. Nos fundos de previdência privada, não há cobrança do imposto de renda semestral, conhecido como come-cotas.
  3. . Benefício/diferimento fiscal (redução do imposto pago ou imposto a restituir) de 12% no plano PGBL.
  4. Alteração da estratégia de investimento por meio de portabilidade, sem precisar fazer resgates ou pagar imposto de renda, podendo-se migrar de um fundo de ações/multimercado para um fundo de renda fixa ou vice-versa.
  5. Facilidade de planejamento sucessório. Isso porque a previdência privada permite que você escolha os beneficiários dos seus planos, definindo em vida o destino dos recursos acumulados* (respeitando a legítima) e possibilitando a transferência direta do valor sem a necessidade de inventário e pagamento de ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa mortis e Doação) , dependendo do estado do Brasil. Isso agiliza a transmissão de patrimônio, dando liquidez aos recursos e mais segurança aos familiares e/ou beneficiários.
  6. Possibilidade de transformar a reserva em renda para quem não quer administrar os recursos acumulados nos planos de previdência, transferindo a responsabilidade para a seguradora.
  7. Na Ágora, não existe cobrança de taxa de carregamento, taxa de entrada e taxa de saída. Além disso, estão disponíveis para contratação planos a partir de R$ 50.
Previdência privada / Quais são as desvantagens da previdência privada?
  1. Legislação ainda defasada em relação às possibilidades de alocação dos recursos, em comparação às demais modalidades de investimento.
  2. Falta de planejamento ao fazer resgates, o que pode trazer prejuízo financeiro de acordo com o regime de tributação escolhido. Vale dizer que os resgates dos planos de previdência são feitos apenas de 60 em 60 dias.
Previdência privada / Como funciona a tributação na previdência privada?

No VGBL, o imposto de renda é apurado no resgate e é cobrado apenas sobre os rendimentos, de acordo com o regime de tributação escolhido na contratação do plano. No PGBL, o imposto de renda é apurado sobre o valor total do resgate (aplicação e rendimentos), de acordo com o regime de tributação escolhido na contratação do plano.

Previdência privada / Contratação nas plataformas da Ágora

Acesse sua conta no site da Ágora, vá em Investir > Previdência privada > Meus títulos, escolha o fundo que quer investir e clique no botão Contratar. Depois, siga esses passos:

  1. Informe a idade sugerida para iniciar o benefício (apenas como sugestão, pois, futuramente, pode alterar e também não optar por receber como renda) e também seu estado civil.
  2. Selecione o modelo de contratação (VGBL ou PGBL), o modelo de tributação (progressiva ou regressiva) e o tipo de contribuição (aporte único ou mensal).
  3. Escolha a forma de pagamento entre débito em conta ou boleto bancário. Depois, clique em Adicionar benefeciário, informe nome, data de nascimento, sexo, parentesco e o percentual do benefício e clique em Salvar.
  4. Selecione sim ou não para cargo público e para agente público e clique em Prosseguir. Confira todas as informações, leia as declarações do proponente e clique em Li, compreendi e estou de acordo com os termos acima. Finalize com sua assinatura eletrônica.

Lembre-se de verificar as características do fundo e o horário-limite para aplicação no mesmo dia (que é até as 17h). Selecionando a opção débito em conta, confirme se a conta-corrente cadastrada. Para contratar via boleto bancário, o prazo de liquidação é de até 48 horas úteis. Vale lembrar que o boleto é enviado para o e-mail cadastrado, portanto, confirme se ele está correto.

A plataforma de fundos fica disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, para que você registre suas solicitações via site da Ágora ou via app. Para que a solicitação de aplicação seja processada no mesmo dia, o pagamento deve ser feito até as 17h em dias úteis. Aplicações em dias não úteis são processadas no dia útil seguinte.

Só é possível agendar aplicações para contribuições mensais. Para isso, acesse sua conta no site da Ágora, vá em Investir > Previdência privada > Meus títulos, escolha o fundo que quer investir e clique em Contratar. Na parte do modelo de contratação, selecione a opção mensal e a data de débito. Siga os passos e clique em Confirmar para finalizar. Lembre-se de verificar as características do fundo e o horário-limite para aplicação no mesmo dia (que é até as 17h). Selecionando a opção débito em conta, confirme se a conta-corrente cadastrada está correta. Para contratar via boleto bancário, o prazo de liquidação é de até 48 horas úteis. Vale lembrar que o boleto é enviado para o e-mail cadastrado, portanto, confirme se ele está correto.

Os planos de previdência são aplicações acessíveis a todos os investidores na Ágora. Temos opções com aplicação mínima a partir de R$ 50.

Previdência privada / Sobre resgate

Sim, é possível, mas os resgates só podem ser feitos para os planos contratados pelos canais da Ágora. Se você é correntista Bradesco, acesse o site da Ágora e escolha as opções Investir > Previdência privada > Meus planos. Nesse espaço, você encontra seus planos e verifica a possibilidade de resgate.
Não correntistas devem acessar o site da Ágora e escolher as opções Investir > Previdência privada > Meus planos > Resgate. Devem enviar e-mail para a caixa informada com o formulário de resgate preenchido e assinado, a cópia de um documento com foto e do CPF e também um comprovante de endereço.

A plataforma de fundos fica disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, para registrar solicitações de resgate de investimentos, via site da Ágora ou via app. Para que o resgate aconteça no mesmo dia, a solicitação deve ser feita até as 17h. Resgates em dias não úteis são processados no dia útil seguinte.

O prazo de cotização é o período necessário para a conversão das cotas em dinheiro. De forma geral, o gestor do fundo converte os ativos do patrimônio do fundo para atender à solicitação de resgate. É importante dizer que, nesse período, o valor solicitado no resgate continua exposto às variações no valor da cota. Já o prazo de liquidação é o período necessário para transferir o recurso financeiro do fundo para a conta do cotista.

Você pode solicitar o resgate, mas ele só é feito no dia útil seguinte.

Como em qualquer aplicação financeira, é necessário verificar a liquidez do produto e os prazos de carência (que é o período para receber o dinheiro aplicado, caso necessário). No caso de previdência privada, a liquidez é medida pela soma do prazo de cotização com o prazo de liquidação, respeitando os prazos de carência para o primeiro resgate e o prazo para os próximos.

Previdência privada / Dúvidas gerais

Uma cota é uma fração, um pequeno pedaço, de um fundo. Funciona assim: o patrimônio total de um fundo de investimento é formado e dividido em cotas. Quando você aplica em um fundo de investimento, adquire cotas desse fundo, ou seja, uma fração dele. A quantidade de cotas aumenta quando são feitos novos aportes e diminui quando algum resgate é solicitado ou quando incide o come-cotas. O valor da cota é o resultado da valorização ou desvalorização da carteira de investimentos de um fundo.

Um fundo de investimento pode aplicar em vários tipos de ativos , como títulos públicos, câmbio, moedas, ações, commodities, derivativos etc.
Como existem muitos fundos e cada um tem sua própria política de investimento, para facilitar o entendimento, eles foram divididos em classes.
Essas classes agrupam fundos de investimento com características parecidas, identificando-os por suas estratégias e fatores de risco. O agrupamento facilita a comparação de performance entre os diferentes fundos e ajuda no processo de decisão.

Na nova classificação de fundos de previdência Anbima, os investimentos estão divididos em:
- Previdência RF Indexados: acompanha as variações de indicadores de referência do mercado de renda fixa.
- Previdência RF Duração Baixa Soberano: carteiras com duração média menor que 63 dias e que mantêm 100% do patrimônio líquido em títulos públicos federais - Previdência RF Duração Baixa Grau de Investimento: carteiras com duração média menor que 63 dias que mantêm, no mínimo, 80% do patrimônio líquido em títulos públicos federais ou ativos de baixo risco de crédito nos mercados doméstico ou externo.
- Previdência RF Duração Baixa Crédito Livre: carteiras com duração média menor que 63 dias e que podem manter mais de 20% do patrimônio líquido em ativos de médio e alto risco nos mercados doméstico ou externo
- Previdência RF Duração Média Soberano: carteiras com duração média menor ou igual à apurada no IRF-M do último dia útil do mês de junho e que mantêm 100% do patrimônio líquido em títulos públicos federais
- Previdência RF Duração Média Grau de Investimento: carteiras com duração média menor ou igual à apurada no IRF-M do último dia útil do mês de junho e que mantêm, no mínimo, 80% do patrimônio líquido em títulos públicos federais ou ativos de baixo risco de crédito nos mercados doméstico ou externo
- Previdência RF Duração Média Crédito Livre: carteiras com duração média menor ou igual à apurada no IRF-M do último dia útil do mês de junho e que podem manter mais de 20% do patrimônio líquido em ativos de médio e alto risco nos mercados doméstico ou externo
- Previdência RF Duração Alta Soberano: carteiras com duração média igual ou maior que a apurada no IMA-Geral do último dia útil do mês de junho e que mantêm 100% do patrimônio líquido em títulos públicos federais
- Previdência RF Duração Alta Grau de Investimento: carteiras com duração média igual ou maior que a apurada no IMA-Geral do último dia útil do mês de junho e que mantêm, no mínimo, 80% do patrimônio líquido em títulos públicos federais ou ativos de baixo risco de crédito nos mercados doméstico ou externo
- Previdência RF Duração Alta Crédito Livre: carteiras com duração média igual ou maior que a apurada no IMA-Geral do último dia útil do mês de junho e que podem manter mais de 20% do patrimônio líquido em ativos de médio e alto risco nos mercados doméstico ou externo
- Previdência RF Duração Livre Soberano: carteiras sem compromisso de ter limites máximo ou mínimo de duração média e que mantêm 100% do patrimônio líquido em títulos públicos federais
- Previdência RF Duração Livre Grau de Investimento: carteiras sem compromisso de ter limites máximo ou mínimo de duração média e que mantêm, no mínimo, 80% do patrimônio líquido em títulos públicos federais ou ativos de baixo risco de crédito nos mercados doméstico ou externo
- Previdência RF Duração Livre Crédito Livre: carteiras sem compromisso de ter limites máximo ou mínimo de duração média e que podem manter mais de 20% do patrimônio líquido em ativos de médio e alto risco nos mercados doméstico ou externo
- Previdência RF Data-Alvo: carteiras com objetivo de buscar retorno em prazo referencial, ou data-alvo, com estratégia de rebalanceamento periódico
- Previdência Ações Indexados: tem, no mínimo, 67% da carteira em renda variável, com o objetivo de acompanhar as variações de um índice de referência do mercado de ações
- Previdência Ações Ativo: tem, no mínimo, 67% da carteira em renda variável, podendo ou não ter o objetivo de superar um índice de referência do mercado de ações
- Previdência Balanceados até 15: Pode ter até 15% da carteira em renda variável e investe em diversas classes de ativos com o objetivo de retorno em longo prazo
- Previdência Balanceados de 15-30: Deve ter entre 15% e 30% da carteira em renda variável e investe em diversas classes de ativos com o objetivo de retorno em longo prazo
- Previdência Balanceados de 30-49: Deve ter entre 30% e 49% da carteira em renda variável e investe em diversas classes de ativos com o objetivo de retorno em longo prazo
- Previdência Balanceados acima de 49: Deve ter acima de 49% da carteira em renda variável e investe em diversas classes de ativos com o objetivo de retorno em longo prazo
- Previdência Balanceados Data-Alvo: investe em diversas classes de ativos com o objetivo de retorno em prazo referencial ou data-alvo
- Previdência Multimercados Juros e Moedas: carteiras com o objetivo de retorno em longo prazo, admitindo estratégias que impliquem risco de juros, risco de índice de preço e risco de moeda estrangeira
- Previdência Multimercado Livre: carteiras com o objetivo de buscar retorno em longo prazo por meio de investimento em diversas classes de ativos

Existem diversos tipos de fundos de investimento. Essa divisão permite ao investidor identificar características como a classe de ativos que compõe a carteira do fundo, o nível de risco e a estratégia adotada pelo fundo. Assim, pode ser usada como um primeiro filtro para identificar os fundos que combinam com seus objetivos.

Fundos de renda fixa: investem seus recursos em títulos públicos e privados, prefixados ou pós-fixados, atrelados à variação das taxas de juros do mercado doméstico e índices de preço (inflação). Fundos multimercado: são as opções mais diversificadas, que podem atuar com diferentes estratégias ao mesmo tempo, como juros, câmbio, ações e ativos internacionais, com oportunidades de retorno em diversos cenários econômicos.
Fundos multimercado balanceados: destinados a todos os públicos, são uma boa opção para quem procura alocar parte dos seus recursos em ações, mas quer manter uma parte do capital alocada em ativos de renda fixa. Esta classe permite acesso ao mercado acionário com exposição de até 49% e um percentual de alocação no mercado de renda fixa.
Fundos multimercado 70% ações: destinados a todos os públicos, são uma boa opção para quem procura alocar parte dos seus recursos em ações, mas quer manter uma parte do capital alocada em ativos de renda fixa. Esta classe permite o acesso ao mercado acionário com exposição de até 70% e um percentual de alocação no mercado de renda fixa. É possível ter exposição a ativos no exterior de até 20% para o público em geral e até 40% para investidores qualificados.
Fundos de ações 100%: destinados apenas a investidores qualificados, esses fundos investem em ações ou em outros ativos de renda variável negociados na Bolsa nacional e internacional. A alocação no exterior é limitada a 40%. O objetivo é acompanhar ou superar a variação de um índice do mercado acionário, como Ibovespa, IBX ou BM&F Bovespa Small.
Fundos de investimento no exterior: como a legislação atual não permite a constituição de fundos de previdência com 100% de alocação no exterior, essa classe ainda não existe. Atualmente, há fundos com exposição de até 20% no mercado internacional, destinados ao público em geral, e fundos destinados a investidores qualificados, nos quais é permitida a alocação de até 40% no exterior.

Os principais custos que incidem sobre o fundo de investimento em previdência são as taxas de administração, de performance e de carregamento de entrada e de saída. Vale dizer que os fundos da Ágora não têm cobrança de taxa de carregamento (entrada e saída). De acordo com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), os custos de um fundo de previdência, com exceção dos impostos, devem ser obrigatoriamente descontados durante o cálculo do valor da cota. Portanto, a rentabilidade divulgada já é líquida das taxas e das despesas operacionais, sendo necessário descontar apenas os impostos.

Todos os fundos de investimento cobram taxa de administração para remunerar o trabalho feito pelo gestor e pelo administrador do fundo. O valor varia de um fundo para o outro. A taxa é anual e fixa, mas é cobrada todos os dias pela taxa equivalente diária. Para saber o valor da taxa de administração de algum fundo, basta consultar o regulamento do mesmo. Todos os fundos de investimento cobram taxa de administração para remunerar o trabalho feito pelo gestor e pelo administrador do fundo. O valor varia de um fundo para o outro. A taxa é anual e fixa, mas é cobrada todos os dias pela taxa equivalente diária.
Para saber o valor da taxa de administração de algum fundo, basta consultar o regulamento do mesmo.

A cobrança da taxa de performance é comum em fundos de investimento de gestão ativa, principalmente os fundos que investem em ativos de maior risco. Ela é cobrada quando a rentabilidade do fundo supera a variação do indicador utilizado como referência (benchmark) de desempenho, servindo para remunerar a boa gestão dos recursos. O indicador é previamente estabelecido e existe uma periodicidade mínima para sua cobrança.
Por exemplo, se um fundo cobra taxa de performance de 20% sobre o que exceder a variação do índice Bovespa (IBOV), quando a rentabilidade ultrapassar o IBOV, você fica com 80% do excedente e, o gestor, com os 20% restantes. Por isso, a taxa de performance é de 20%.
Ela só pode ser cobrada de acordo com o conceito de linha d’água, que regula sua aplicação e determina que ela aconteça quando o valor da cota do fundo estiver maior que o valor da cota em que ocorreu a última cobrança da taxa. Ou seja, para que seja cobrada, o rendimento deve ser maior que seu benchmark e maior que o rendimento da última cobrança feita. Se o rendimento do fundo estiver abaixo dessas premissas, não há cobrança da taxa. Porém, nem todos os fundos usam taxa de performance.

A taxa de carregamento é um tipo de cobrança específica dos planos de previdência. É um valor percentual calculado sobre cada movimentação financeira, de entrada ou de saída, feita no plano. Não pode ser cobrada sobre os rendimentos, apenas sobre os valores investidos. Resumindo, é uma taxa aplicada sobre novos aportes ou em saques e portabilidades no saldo da previdência privada.

A taxa de entrada não é tão comum em fundos de previdência, mas quando existe, ao aplicar um valor, ela é descontada automaticamente. A taxa de saída pode ser cobrada se você precisar do dinheiro antes do prazo de resgate ou quando faz a portabilidade do plano para outra instituição.
Esta taxa é como um pedágio que você paga para poder sair do fundo. Então, antes de fazer a aplicação, é importante conferir no regulamento do plano se a cobrança acontece em caso de saída antecipada do prazo previamente determinado.

O IOF não é cobrado nos fundos de previdência, uma vez que o resgate só acontece quando seu prazo é maior que o prazo da cobrança do imposto.

Previdência privada / Portabilidade do plano de previdência

A portabilidade deve ser solicitada na corretora/banco que oferece o fundo para o qual você quer que seu plano seja migrado.

A portabilidade deve ser solicitada ao seu assessor de investimentos ou AAI (Agente Autônomo de Investimento) da Ágora.

A portabilidade de planos de previdência dentro da Ágora deve ser solicitada via formulário de movimentações cadastrais, que deve ser preenchido, assinado e enviado ao assessor ou AAI (Agente Autônomo de Investimento) da Ágora.

O principal risco é relacionado aos ativos que compõem a carteira. Nesse sentido, existem 3 riscos principais que o investidor sempre está sujeito:

  1. Risco de mercado: se refere às oscilações nos preços dos ativos que compõem a carteira do fundo. Como esses ativos são contabilizados por seu valor de mercado, quanto maior a oscilação nos preços, maior a oscilação no valor das cotas e mais difícil estimar o valor de resgate ou de venda das cotas.
  2. Risco de crédito: quando o fundo adquire um título, ele empresta seu recurso, correndo o risco de que o tomador dos recursos não honre sua obrigação ou não pague os juros combinados
  3. Risco de liquidez: é a eventual dificuldade que o gestor pode encontrar para vender os ativos que compõem a carteira do fundo, ficando impossibilitado de atender aos pedidos de resgate do investimento.

No caso dos fundos de previdência, existe também o risco de crédito relacionado à seguradora, que é detentora do plano de previdência. Os fundos de previdência são vinculados a uma seguradora autorizada pela Susep para atuar no mercado de vida e previdência, sendo a responsável legal por pagar as reservas que foram constituídas. Assim, em caso de falência de determinado gestor, a segurada deve pagar os recursos acumulados do fundo.

CRI e CRA / O que são CRA e CRI?

CRA é a sigla de Certificado de Recebíveis Agrícolas. É um título de renda fixa destinado a financiar projetos do setor de agronegócio. Ao investir, você empresta dinheiro para empresas do setor agropecuário e recebe o valor corrigido com juros em prazo determinado. São emissões vindas de securitização de recebíveis do emissor. Assim, quem compra o título tem direito de receber uma remuneração do emissor.

Já CRI é a sigla de Certificado de Recebíveis Imobiliários. É um título de renda fixa destinado a financiar projetos do setor imobiliário. Ao investir, você empresta dinheiro para empresas do setor imobiliário e recebe o valor corrigido com juros em prazo determinado. São emissões vindas de securitização de recebíveis do emissor. Assim, quem compra o título tem direito de receber uma remuneração do emissor. 

CRI e CRA / Como aplico em CRA e em CRI na Ágora?

Para investir em CRA e CRI, acesse sua conta no site da Ágora, vá em Investir > Renda fixa, selecione a categoria, escolha o título que quer comprar e siga as etapas até a confirmação da aplicação. Existem duas formas de investir em CRA e CRI: por meio do mercado secundário (renda fixa) e de ofertas públicas. É necessário estar com o cadastro ativo na Ágora e responder ao questionário de API (Análise de Perfil de Investidor). Trata-se de uma modalidade de investimento destinada exclusivamente a investidores qualificados e profissionais. Saiba mais sobre o CRA e sobre o CRI.

CRI e CRA / Como faço o resgate de investimentos em CRA e em CRI?

CRA e CRI são negociados com data de vencimento. Caso queira resgatar o título antes do vencimento, você deve negociá-lo no mercado secundário, ou seja, depende da existência de outro investidor que queira comprar o título. A negociação é regida pelas condições de mercado, não garantindo o valor aplicado. Para saída antecipada do investimento, entre em contato com o atendimento da Ágora ou com seu assessor de investimentos para conhecer as possibilidades de saída no mercado secundário. No caso de vencimento do ativo, o resgate ocorre automaticamente na sua conta.

CRI e CRA / O que é uma securitizadora?

Companhias securitizadoras são as instituições que emitem CRA e CRI com base nos créditos que compram no mercado. As securitizadoras fazem a ponte entre as empresas do setor de agronegócio ou imobiliário e os investidores, antecipando o recebimento dos créditos daquele negócio em troca de retorno com juros. Em outras palavras, securitizar é converter determinados créditos (ativos recebíveis) em lastro para títulos ou valores mobiliários a serem emitidos no futuro.

CRI e CRA / Qual é a remuneração do CRA e do CRI?

CRA e CRI podem ter rentabilidade pré-fixada, pós-fixada ou híbrida, como outros produtos de renda fixa. Assim, a remuneração do título pode ser atrelada a taxas como CDI, inflação (IPCA ou IGP-M) ou a uma taxa prefixada. Como todo título de renda fixa, quanto mais longo for o vencimento do papel, maior tende a ser a remuneração paga ao investidor. Outro ponto importante sobre a rentabilidade é o rating (avaliação de crédito) do título. Quanto melhor o rating do emissor, menor o risco de crédito e menor costuma ser a rentabilidade. Saiba mais sobre o CRA e sobre o CRI.

CRI e CRA / Quais são os riscos dos investimentos em CRA e CRI?

Diferentemente de outros produtos de renda fixa, CRA e CRI não têm cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o que requer maior atenção de quem investe. De forma geral, o principal risco do investimento em CRA e CRI é o risco de crédito , que é relacionado a cada emissão e também à empresa emissora. Por isso, é importante avaliar o rating do emissor, que é a nota de crédito dada por agências de risco. A nota reflete a qualidade da emissão e a capacidade do emissor, ou seja, o risco de crédito que o investidor deve considerar ao investir no título. Outro risco do investimento em CRA e CRI é o de liquidez. Caso queira a saída do papel, você depende da existência de outro investidor que queira comprar seu título no mercado secundário. Nessa dinâmica, o investidor fica exposto às condições de mercado (oferta e demanda).

CRI e CRA / CRA e CRI têm garantia do FGC?
Esses títulos não têm proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Por isso, é importante avaliar o risco de crédito do emissor.
CRI e CRA / Quais são os custos dos investimentos em CRA e em CRI?
Na Ágora, investimentos em CRA e CRI não têm custos como taxa de custódia e de administração.
CRI e CRA / Quais impostos incidem sobre CRA e CRI?

CRA e CRI são isentos de imposto de renda (IR), imposto sobre operações financeiras (IOF) e imposto sobre ganho de capital para pessoas físicas. Para pessoas jurídicas, a tributação segue a tabela regressiva do imposto de renda.

Debêntures / O que são debêntures?

Debêntures são títulos de dívidas, emitidos por empresas, com o objetivo de financiar projetos, reestruturar dívidas, aumentar capital, entre outras finalidades. Ao investir em debêntures, você basicamente empresta seu dinheiro para a empresa, que se compromete a pagar, na data do vencimento, o valor somado aos juros previamente definidos. Ou seja, debêntures são títulos de renda fixa, de crédito privado, que representam títulos de dívidas de médio e longo prazo, emitidos apenas por companhias constituídas sob a forma de sociedades anônimas de capital aberto ou fechado (exceto instituições financeiras e de crédito imobiliário) e que asseguram a seu titular um direito de crédito em relação à companhia emissora, nas condições constantes da escritura de emissão. Saiba mais sobre debêntures.

Debêntures / Como aplico em debêntures na Ágora?

Para investir em debêntures, acesse sua conta no site da Ágora, vá em Investir > Renda fixa > Debênture e selecione o título de acordo com suas necessidades de prazo, liquidez e risco. Depois, clique em Aplicar, informe a quantidade e finalize com sua assinatura eletrônica. Vale dizer que existem duas formas de investir em debênture : por meio do mercado secundário (renda fixa) e de ofertas públicas.

Debêntures / Como faço o resgate do investimento em debêntures?

As debêntures são negociadas com data de vencimento. Caso queira resgatar o título antes do vencimento, você deve negociá-lo no mercado secundário, ou seja, depende da existência de outro investidor que queira comprar o papel. A negociação é regida pelas condições de mercado, não garantindo o valor aplicado inicialmente.

Para saída antecipada do investimento, entre em contato com o atendimento da Ágora ou com seu assessor de investimentos para sinalizar o interesse e verificar as possibilidades. No caso de vencimento do ativo, o resgate ocorre automaticamente na sua conta.

Debêntures / O que são debêntures incentivadas?

São os títulos de debêntures emitidos por empresas do setor de infraestrutura, como saneamento, logística, transportes, energia, mineração, telecomunicações e aviação civil. Isso porque eles têm o benefício da isenção de imposto de renda. Neste caso, os investidores pessoas físicas não pagam imposto de renda para aplicações em debêntures incentivadas.

Debêntures / Qual é a rentabilidade de debêntures?

As debêntures podem ter rentabilidade pré-fixada, pós-fixada e híbrida, semelhante à de outros produtos de renda fixa. Assim, a remuneração do título pode ser atrelada a taxas como CDI, inflação (IPCA ou IGP-M) ou a uma taxa prefixada.

Como todo título de renda fixa, quanto mais longo for o vencimento do papel, maior tende a ser a remuneração paga ao investidor. Outro ponto importante sobre a rentabilidade é o rating (avaliação de crédito) do título. Quanto melhor o rating do emissor, menor o risco de crédito e menor costuma ser a rentabilidade paga ao investidor. Por outro lado, quanto menor a nota de crédito, maiores são o risco e as taxas. Vale dizer que muitas debêntures costumam pagar cupons semestrais e amortizações parciais antes do vencimento. Assim, você não precisa esperar o vencimento do título para receber sua remuneração.

Debêntures / Qual é o risco do investimento em debêntures?

As debêntures não têm cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o que requer maior atenção. De forma geral, o principal risco do investimento em debêntures é o risco de crédito , que é relacionado a cada emissão e à empresa emissora. Por isso, é importante avaliar o rating do emissor, que é a nota de crédito dada por agências de risco. A nota reflete a qualidade da emissão e a capacidade do emissor de honrar seu compromisso.

Vale dizer que algumas debêntures não têm nota de crédito (rating). Nesses casos a análise da companhia emissora é ainda mais importante.

Debêntures / Debêntures têm garantia do FGC?

Não, esses títulos não têm proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Por isso, é importante avaliar o risco de crédito do emissor.

Debêntures / Quais são os custos do investimento em debêntures?

Na Ágora, investimentos em debêntures não têm custos como taxa de custódia e taxa de administração.

Debêntures / Quais impostos incidem sobre debêntures?

As debêntures simples são tributadas de acordo com a tabela regressiva de imposto de renda e têm cobrança de imposto sobre operações financeiras (IOF). Já as debêntures incentivadas são isentas de imposto de renda (IR) e imposto sobre ganho de capital para pessoas físicas. Neste caso, o imposto sobre operações financeiras (IOF) é cobrado se o resgate for feito em até 30 dias.

LC / O que é LC?

LC é a sigla de Letras de Câmbio. Essa modalidade de investimento é de renda fixa e não tem nenhuma relação com o mercado cambial (de moedas). Basicamente, letras de câmbio são a forma com que as financeiras

captam recursos no mercado para financiar suas atividades (operações de crédito). Na prática, você empresta dinheiro para os emissores do papel, que pagam o investimento com juros (pré-fixados ou pós-fixados). Saiba mais sobre LC.

LC / Como aplico em LC na Ágora?

Para investir em LC (Letras de Câmbio), acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Investir > Renda fixa > LC e selecione o título de acordo com suas necessidades de prazo, liquidez e risco. Depois, clique em Aplicar, informe a quantidade e finalize com sua assinatura eletrônica. Vale lembrar que, para investir, você deve ter cadastro ativo na Ágora e preencher o questionário de API (Análise de Perfil do Investidor).

LC / Como faço o resgate do investimento em LC?

Letras de crédito (LC) são negociadas com data de vencimento. Caso queira resgatar o título antes do vencimento, você deve negociá-lo no mercado secundário, ou seja, depende da existência de outro investidor que queira comprar o papel. A negociação é regida pelas condições de mercado, não garantindo o valor aplicado inicialmente. Para saída antecipada do investimento, entre em contato com o atendimento da Ágora ou com seu assessor de investimentos para sinalizar o interesse e verificar as possibilidades de saída no mercado secundário. No caso de vencimento do ativo, o resgate ocorre automaticamente na sua conta.

LC / Qual é a remuneração da LC?

Letras de câmbio podem ter rentabilidade pré-fixada, pós-fixada e híbrida. A principal diferença está no conhecimento sobre a rentabilidade acumulada do investimento até o vencimento da operação.

Nos investimentos pré-fixados, a rentabilidade é conhecida no momento da aplicação. Ou seja, na aquisição do título, você já sabe o valor que receberá no final do investimento. Nos títulos pós-fixados, você só sabe a remuneração no vencimento do título. Os investimentos são atrelados a um indexador e o rendimento é conhecido apenas no dia do resgate.

Geralmente, esses indexadores são taxa DI (popularmente chamada de CDI) ou índices de inflação (como IPCA ou IGP-M). Nos títulos híbridos, a rentabilidade é determinada pela combinação entre uma taxa pré-fixada e uma taxa pós-fixada (um indexador). Em geral, os indexadores são o CDI ou o IPCA (a taxa que remunera a inflação). Por isso, a rentabilidade dos títulos híbridos só é conhecida no vencimento do título.

Vale dizer que todas as taxas divulgadas representam a remuneração ao ano, sendo contabilizados os dias úteis decorridos da aplicação até o vencimento da operação.

LC / Quais são os riscos do investimento em LC?

O risco do investimento em LC está diretamente atrelado à solidez financeira do seu emissor (já que o título é remunerado pela instituição que o emitiu). Assim, o principal fator de risco nessa classe de ativos é o risco de inadimplência do emissor, que é amenizado pela cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FCG) até o valor de R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira, com limite de garantia de R$ 1 milhão para cada período de 4 anos, no caso de o emissor do título não conseguir honrar seu compromisso financeiro.

Investimentos em LC são considerados de baixo risco, pois suas condições de resgate e pagamento são previamente definidas na data de aquisição. Saiba mais sobre LC.

LC / O investimento em LC tem proteção do FGC?

O investimento em letras de câmbio é assegurado pelo Fundo Garantidor de Crédito - FGC até o valor de R$ 250 mil (entre aplicação inicial e juros incorridos no período) por CPF/CNPJ em caso de não pagamento por parte do emissor, com limite de R$ 1 milhão no período de 4 anos anos. Isso significa que, caso você aplique neste ativo e a instituição emissora não honre seu compromisso de pagamento, o FGC devolve os valores até o limite definido (valor aplicado corrigido dentro do limite). Saiba mais.

LC / Quais são os custos do investimento em LC?

Na Ágora, investimentos em LC não têm custos como taxa de custódia e taxa de administração.

LC / Quais impostos incidem sobre a LC?

LC são tributadas pela tabela regressiva do imposto de renda (IR), ou seja, quanto maior o tempo de aplicação, menos imposto você paga. Se o resgate for feito em menos de 30 dias da data de investimento, também é cobrado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

LCA e LCI / O que são LCA e LCI?

São 2 tipos de investimento que lastreiam empréstimos ao setor de agronegócio e imobiliário, respectivamente. São títulos privados emitidos por instituições financeiras para captar dinheiro e financiar suas atividades (lastrear suas operações de crédito). Os títulos têm diferentes prazos e opções de remuneração, definidos no momento da compra.

De modo geral, ao investir em LCA e LCI, você basicamente empresta recursos a uma instituição financeira que se compromete a devolver os valores em determinado prazo, corrigidos por uma taxa previamente definida (pré-fixada ou pós-fixada).

Estes investimentos têm como principal característica o benefício de isenção de imposto de renda para pessoa física. Pessoas jurídicas não têm este benefício. Saiba mais sobre a LCA e sobre a LCI.

LCA e LCI / Como aplico em LCA e em LCI na Ágora?

Para investir em produtos de renda fixa na Ágora Investimentos, como é o caso de LCA e LCI, o primeiro passo é estar com seu cadastro ativo. Então, acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Investir > Renda fixa, selecione a categoria, escolha o título no qual quer investir, informe a quantidade e confirme a aplicação.

LCA e LCI / Como faço o resgate dos investimentos em LCA e em LCI?

Existem 2 cenários no investimento em LCA e LCI: títulos com liquidez diária após decorridos 90 dias e títulos com data de carência (data em que o investidor pode resgatar o valor aplicado), sem liquidez diária.

Para resgatar a aplicação em LCA e LCI de liquidez diária, acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Minha conta > Meus investimentos e escolha o ativo que quer resgatar. Em seguida, clique na seta verde, no canto direito do título, para exibir os detalhes. Depois, selecione Resgatar, informe a quantidade e confirme com sua assinatura eletrônica.

Para LCA e LCI com data de carência (sem liquidez diária), verifique a possibilidade de venda no mercado secundário. Para isso, entre em contato com o atendimento da Ágora ou com seu assessor de investimentos para sinalizar o interesse e verificar as possibilidades de saída antecipada ou negócio no mercado secundário. No caso de vencimento do ativo, o resgate é feito automaticamente na sua conta.

LCA e LCI / Qual é a remuneração da LCA e da LCI?

LCA e LCI podem ter rentabilidade pré-fixada, pós-fixada e híbrida. A principal diferença está no conhecimento sobre a rentabilidade acumulada do investimento até o vencimento da operação. Nos investimentos pré-fixados, a rentabilidade é conhecida no momento da aplicação. No ato da aquisição do título, você sabe o valor acumulado que receberá no final do investimento.

Nos títulos pós-fixados, não é possível conhecer o rendimento da aplicação no momento da aquisição do título. Estes investimentos são atrelados a um indexador e você só vai saber de fato quanto o título rendeu no vencimento da aplicação, ou seja, no dia do resgate. Geralmente, os indexadores são a taxa DI (popularmente chamada de CDI) ou índices de inflação (como IPCA ou IGP-M).

Nos títulos híbridos, a rentabilidade é determinada pela combinação entre uma taxa prefixada e uma taxa pós-fixada (um indexador). Em geral, os indexadores são o CDI ou o IPCA (a taxa que remunera a inflação). Por isso, a rentabilidade dos títulos híbridos só é conhecida no vencimento do título.

Vale dizer que todas as taxas divulgadas representam a remuneração ao ano, sendo contabilizados os dias úteis decorridos da aplicação até o vencimento da operação.

LCA e LCI / Quais são os riscos do investimento em LCA e em LCI?

O risco do investimento em LCA e LCI está diretamente ligado à solidez financeira de seu emissor ( já que o título é remunerado pela instituição que o emitiu). Assim, o principal fator de risco é o de inadimplência do emissor, que é amenizado com a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FCG) até o valor de R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira, considerando o limite de garantia de R$ 1 milhão para cada período de 4 anos, caso o emissor do título não honre seu compromisso financeiro.

Investimentos em LCA e LCI são considerados de baixo risco, pois suas condições de resgate e pagamento são previamente definidas na data de aquisição. Saiba mais sobre a LCA e sobre a LCI.

LCA e LCI / Os investimentos em LCA e em LCI têm proteção do FGC?

O investimento em LCA e LCI é assegurado pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até o valor de R$ 250 mil (entre aplicação inicial e juros incorridos no período) por CPF/CNPJ em caso de não pagamento por parte do emissor. Cada CPF/CNPJ tem seu capital garantido em até R$ 250 mil por instituição, com limite de R$ 1 milhão a cada período de 4 anos. Isso significa que, caso você aplique neste ativo e a instituição emissora não honre o compromisso de pagamento, o FGC devolve os valores até o limite definido (valor aplicado corrigido dentro do limite). Saiba mais.

LCA e LCI / Quais são os custos dos investimentos em LCA e LCI?

Na Ágora, investimentos em LCA e LCI não têm custos como taxa de custódia e taxa de administração.

LCA e LCI / Quais impostos incidem sobre LCA e LCI?

Investimentos em LCI e LCA são isentos de imposto de renda (IR) para pessoas físicas. Para pessoas jurídicas, há incidência de imposto de renda conforme a tabela regressiva de renda fixa.

No caso de LCI, se o resgate for feito em menos de 30 dias da data de investimento, também é cobrado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Após esse período, há isenção de IOF. Já para LCA, não há cobrança de IOF.

Fundos de investimento / Sobre a aplicação

Em primeiro lugar, seu cadastro na Ágora deve estar ativo para aplicar em fundos de investimento. Então, para investir, acesse sua conta no site da Ágora e escolha as opções Investir > Fundos de investimento. É possível filtrar a busca por risco, tipo e aplicação inicial do fundo. Depois, selecione o título de acordo com suas necessidades de prazo, liquidez e risco e clique em Aplicar. Na primeira aplicação no fundo escolhido, é preciso aceitar o termo de adesão. Clique em Continuar, informe o valor financeiro e finalize com sua assinatura eletrônica.

É importante verificar as características do fundo e o horário-limite para aplicação no mesmo dia . Caso a ordem seja feita após esse horário, a operação é processada no dia útil seguinte.

Nossa plataforma de fundos está disponível 24 horas do dia, nos 7 dias da semana para você registrar suas solicitações. Seja via site da Ágora ou via app.

No entanto, isso não significa que a sua solicitação será processada naquele dia.

Afinal, cada fundo de investimento tem um horário limite para solicitação de aplicação (para que ela seja processada no mesmo dia).

Esses horários podem ser conferidos em sua área logada em PRODUTOS > FUNDOS DE INVESTIMENTOS > APLICAR > escolher o fundo desejado > +DETALHES DO PRODUTO.

Mantenha seu cadastro ativo para aplicar em fundos de investimento. Para investir acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Investir > Fundos de investimento. É possível filtrar a busca por risco, tipo e aplicação inicial do fundo. Selecione o título de acordo com suas necessidades de prazo, liquidez e risco, clique em Aplicar. Na primeira aplicação no fundo escolhido, é preciso aceitar o Termo de Adesão. Clique em Continuar. Nesta etapa, você pode modificar a data de aplicação informando a data para a qual quer o agendamento. Insira o valor financeiro que quer investir e informe sua assinatura eletrônica para confirmar a aplicação.

Verifique as características do fundo e o horário limite para aplicação no mesmo dia, pois o recurso para investimento deve estar disponível na conta Ágora até o horário do dia agendado para aplicação. Caso use o modelo de liquidação em conta Bradesco, o dinheiro deve estar na conta-corrente Bradesco até o horário referido como limite. Se o recurso não estiver na conta até a data e o horário definidos, a aplicação será cancelada.

Também é importante destacar que, entre a data de solicitação e a data agendada, há possibilidade de o fundo agendado fechar sem prévio aviso. Neste caso, a aplicação é cancelada. Em outras palavras, o agendamento não significa reserva garantida.

Aqui, os fundos de investimento são aplicações acessíveis a todos os investidores. Temos fundos com aplicação mínima a partir de R$ 1.

Fundos de investimento / Sobre resgate

Você pode solicitar o resgate de um fundo a qualquer momento, porém os fundos possuem diferentes prazos de liquidação. Tal prazo determina a liquidez do fundo, que é a facilidade de transformar suas cotas em dinheiro. Dependendo do tipo de ativo em que o fundo investe e da sua estratégia, esse prazo pode ser maior ou menor.

Para realizar um resgate, acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Investir > Fundos de investimento > Meus fundos. Escolha o fundo e clique no botão Resgatar. Informe o valor que quer resgatar, sua assinatura eletrônica e clique em Confirmar. É importante verificar nas características do fundo qual o horário limite para resgate no mesmo dia, pois, caso a ordem ocorra depois desse horário, a operação é efetuada no dia útil seguinte.

A plataforma de fundos da Ágora está disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana, para que o cliente possa registrar suas solicitações de resgate, via site agorainvestimentos.com.br ou via app. Porém, isso não significa que a solicitação será processada no mesmo dia. Cada fundo de investimento tem um horário-limite para solicitação, disponível na área Mais detalhes de cada fundo.

O prazo de cotização é o período necessário para a conversão das cotas em dinheiro. De forma geral, o gestor do fundo converte os ativos do patrimônio do fundo para atender a solicitação de resgate. Vale dizer que, nesse período, o valor solicitado no resgate continua exposto às variações no valor da cota. O prazo de liquidação, por sua vez, é o período necessário para proceder a transferência do recurso financeiro do fundo para a conta do cotista.

Neste caso, você deve acessar a plataforma da Ágora e fazer um agendamento de resgate para o dia útil seguinte.

Como em qualquer aplicação financeira, é necessário que você verifique a liquidez do produto. Na prática, o prazo de liquidez é o tempo que o dinheiro aplicado levará para ser resgatado. No caso de fundos de investimento, a liquidez é medida pela soma do prazo de cotização e do prazo de liquidação.

Fundos de investimento / Dúvidas gerais

Uma cota é uma fração, um pequeno pedaço, de um fundo Funciona assim: o patrimônio total de um fundo de investimento é formado e dividido em cotas. Quando você aplica em um fundo de investimento, adquire cotas desse fundo, ou seja, uma fração dele.

A quantidade de cotas aumenta quando são feitos novos aportes e diminui quando algum resgate é solicitado ou quando incide o come-cotas. O valor da cota é o resultado da valorização ou desvalorização da carteira de investimentos de um fundo.

De modo geral, um fundo de investimento pode aplicar nos mais variados tipos de ativos, como títulos do governo, CDB, ações, derivativos, entre outros. Como existem muitos fundos e cada um tem sua própria política de investimento, eles foram divididos em categorias e tipos, de acordo com a modalidade de aplicação A classificação de fundos da Anbima agrupa fundos de investimento com características parecidas, identificando-os por suas estratégias e por fatores de risco. O agrupamento facilita a comparação de performance entre os diferentes fundos e ajuda no processo de decisão de investimento.

Na nova classificação de fundos da Anbima, os investimentos estão divididos em 3 níveis:

1º nível - Classes de ativos

2º nível - Riscos

3º nível - Estratégias de investimento

No primeiro nível, os fundos estão agrupados por classe de ativos:

1. Fundos de renda fixa

2. Fundos de ações

3. Fundos multimercado

4. Fundos cambiais

No segundo nível, os fundos são classificados conforme o tipo de gestão (ativa ou passiva). Para a gestão ativa, a classificação é conforme a sensibilidade à taxa de juros. São eles:

1. Fundos indexados

2. Fundos ativos

3. Fundos de investimento no exterior

No terceiro nível, os fundos são classificados de acordo com sua estratégia. Aqui, se enquadram os fundos soberanos, os dinâmicos, os setoriais, Long & short, entre outros.

Existem diversos tipos de fundos de investimento. A divisão permite que você identifique características como a classe de ativos que compõe a carteira do fundo, o nível de risco e a estratégia adotada por cada um. Essas informações podem ser usadas como um primeiro filtro para identificar os fundos que correspondem aos seus objetivos.

Fundos de renda fixa: investem seus recursos em títulos públicos e privados, pré-fixados ou pós-fixados, atrelados à variação das taxas de juros do mercado doméstico e índices de preço (inflação).

Fundos multimercado: são as opções mais diversificadas, que podem atuar com diferentes estratégias ao mesmo tempo, como juros, câmbio, ações e ativos internacionais, com oportunidades de retorno em diversos cenários econômicos.

Fundos de ações: investem em ações ou em outros ativos de renda variável negociados na Bolsa. Têm como objetivo de investimento acompanhar ou superar a variação de um índice do mercado acionário, como Ibovespa, IBX ou BM&F Bovespa Small.

Fundos cambiais: o principal fator de risco é a variação de preços de moeda estrangeira.

Fundos de investimento no exterior: têm um percentual significativo de investimentos em ativos financeiros no exterior, com pelo menos 40% do patrimônio do fundo. É uma forma simples e eficaz de acessar investimentos no mundo todo.

Os principais custos que podem incidir sobre fundos de investimento são taxas de administração, de performance, de entrada e de saída, além das despesas operacionais (corretagem, custódia e liquidação financeira de operações e auditoria) e os impostos (IR e IOF).

De acordo com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), os custos de um fundo de investimento, com exceção dos impostos, devem ser obrigatoriamente descontados durante o cálculo do valor da cota. Assim, a rentabilidade divulgada já é líquida das taxas e das despesas operacionais, sendo necessário descontar apenas os impostos.

Todos os fundos de investimento cobram taxa de administração para remunerar o trabalho feito pelo gestor e pelo administrador do fundo. O valor varia de um fundo para o outro. A taxa é anual e fixa, mas é cobrada todos os dias pela taxa equivalente diária. Para saber o valor da taxa de administração de algum fundo, basta consultar o regulamento do mesmo.

A cobrança da taxa de performance é comum em fundos de investimento de gestão ativa, principalmente os que investem em ativos de maior risco. A taxa é cobrada quando a rentabilidade do fundo supera a variação do indicador utilizado como referência (benchmark) de desempenho, servindo para remunerar a boa gestão dos recursos. O indicador é previamente estabelecido e existe uma periodicidade mínima para sua cobrança. No caso de um fundo que cobra taxa de performance de 20% sobre o que exceder a variação do índice Bovespa (IBOV), quando a rentabilidade ultrapassar o IBOV, você fica com 80% do excedente e o gestor com os 20% restantes . Por isso, a taxa de performance é de 20%. Porém, vale lembrar que nem todos os fundos cobram taxa de performance.

A taxa de entrada não é tão comum em fundos de investimento, mas, quando existe, ao aplicar um valor, ela é descontada automaticamente. A taxa de saída pode ser cobrada se você precisar do dinheiro antes do prazo de resgate.

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incide apenas sobre os resgates feitos em menos de 30 (trinta) dias da data da aplicação. A alíquota de IOF varia de acordo com o número de dias que o dinheiro ficou aplicado, de 96% a 0% sobre o total de rendimento do investimento. Os investimentos com prazo maior que 30 (trinta) dias são isentos de cobrança de IOF. Vale destacar que o IOF só é cobrado em algumas classificações de fundos de investimento, como fundos de renda fixa.

A alíquota de Imposto de Renda (IR) varia de acordo com a classificação tributária do fundo de investimento e incide sobre o total do rendimento das aplicações.

No caso dos fundos de ações, o IR é cobrado apenas no momento do resgate. Assim, independentemente do prazo de aplicação, a alíquota de IR de 15% incide sobre o total da rentabilidade.

Os fundos de investimento de curto prazo estão sujeitos à incidência de imposto de renda na fonte. A alíquota de IR que incide sobre os eles é de 22,5% sobre o lucro obtido em aplicações de até 180 dias e de 20% em aplicações acima de 180 dias. Para fins de tributação, são considerados fundos de investimento de curto prazo aqueles cuja carteira de títulos tem prazo médio igual ou menor que 365 dias.

Os fundos de investimento de longo prazo também estão sujeitos à incidência de imposto de renda na fonte. A alíquota de IR que incide sobre eles é de 22,5% sobre o lucro obtido em aplicações de até 180 dias, de 20% em aplicações de 181 a 360 dias, de 17,5% em aplicações de 361 a 720 dias e de 15% em aplicações acima de 720 dias. Para fins de tributação, são considerados fundos de investimento de longo prazo aqueles cuja carteira de títulos tem prazo médio maior que 365 dias. Consulte o tipo de tributação no regulamento do fundo.

A dinâmica é simples: se for feito o resgate de um fundo de investimento com prejuízo, você pode usar as perdas a seu favor no futuro. O valor do prejuízo pode ser usado como “crédito” para compensar resgates com lucro em outros fundos e, assim, reduzir o imposto de renda devido. É importante dizer que a compensação é feita de forma automática pela Ágora. Além disso, ela só pode ser feita entre fundos que têm o mesmo administrador e que são sujeitos às mesmas regras de regime tributário (curto prazo, longo prazo e tributação de renda variável).

O principal risco é aquele próprio dos ativos que compõem a carteira. Assim, existem 3 riscos principais:

Risco de mercado: oscilações nos preços dos ativos que compõem a carteira do fundo. Uma vez que estes ativos são contabilizados por seu valor de mercado, quanto maior a oscilação nos preços, maior a oscilação no valor das cotas e mais difícil estimar o valor de resgate ou de venda das cotas.

Risco de crédito: quando o fundo adquire um título, empresta seu recurso e, assim, corre o risco de que o tomador dos recursos não honre a obrigação ou não pague os juros combinados.

Risco de liquidez: eventual dificuldade que o gestor pode encontrar para vender os ativos que compõem a carteira do fundo, ficando impossibilitado de atender aos pedidos de resgate do investimento.

Ao investir em um fundo, você não tem o trabalho de escolher as aplicações dos seus recursos, pois a escolha é feita por uma equipe de profissionais especializados e qualificados. Outra grande vantagem é a diversificação da carteira e o acesso a estratégias não disponíveis para o investidor de forma simples.

Por exemplo: um fundo que investe em curvas de juros em mais de 20 países diferentes, com a experiência de gestores inseridos e contextualizados neste assunto, além de profissionais alocados em todos ou na maioria desses países. Considere ainda que o investimento mínimo em um fundo como este seja de R$ 5 mil. De que outra forma um investidor pessoa física comum poderia diversificar seus investimentos em tantas estratégias e como poderia acessar todos esses países? Como teria o embasamento necessário para fazer isso bem e pautado nas informações disponíveis apuradas e analisadas da melhor forma? E principalmente, como poderia investir com esta sofisticação por conta própria e com apenas R$ 5 mil? A resposta é: investindo em um fundo.

Você pode acompanhar diariamente a rentabilidade dos fundos de investimento, o que facilita a avaliação da aplicação. Além disso, os fundos têm relatórios do histórico de rentabilidade, o que traz mais transparência ao investimento. Também não é preciso ter muito dinheiro para investir. Alguns fundos têm valores de aplicação a partir de R$ 1 e grande variedade de estratégias, desde alternativas mais conservadoras, como fundos de renda fixa, até as opções mais arrojadas, como fundos de ações e multimercado.

Imposto de renda / Renda variável

A apuração do imposto de renda é feita com base no resultado positivo independente da modalidade de mercado e de fundo de investimento, Day trade e fundo de investimento imobiliário.

Para as modalidades de mercado (à vista, a termo, opções, mercados futuros) e de fundos de investimento (índice, ações, FIP, FIA, FIEE e clube de ações), se aplica a alíquota de 15%. Apuração do imposto de renda = Resultado positivo x Alíquota de 15%. Para as modalidades de operações Day trade e fundo de investimento imobiliário, se aplica a alíquota de 20%. Apuração do imposto de renda = Resultado positivo x Alíquota de 20%

Após a apuração do imposto de renda, é preciso preencher o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), o que pode ser feito no site da Receita Federal. O pagamento do DARF deve ser feito até o último dia do mês seguinte às operações.

Para este investimento, você precisa de uma posição de custódia em BTC, que está disponível no  Portal B3 Investidor.

O imposto de renda sobre o investimento em ações é calculado pela diferença positiva entre o valor de venda do ativo e seu custo de compra, considerando-se a média ponderada dos seus custos unitários. Podem ser deduzidas as despesas incorridas necessárias para a operação, como corretagem e emolumentos.

Base de cálculo = Valor da venda – (Valor da compra + Custos + Despesas)

A alíquota de IR que incide sobre a base de cálculo depende da natureza da operação:

  1. 15% para operações normais (mercado à vista, operações a termo, aluguel de ações, opções, mercados futuros)
  2. 20% para operações Day trade

O recolhimento do imposto devido deve ocorrer até o último dia útil do mês seguinte ao de realização das operações, por meio da emissão e do pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais - DARF, que pode ser obtido diretamente no site da Receita Federal.

O imposto de renda sobre operações em mercados futuros é calculado a partir do resultado positivo dos ajustes diários apurados entre a data da abertura e a de encerramento/vencimento da operação.

A alíquota de IR que incide sobre a base de cálculo depende da natureza da operação:

  1. 15% para operações normais (mercado à vista, operações a termo, aluguel de ações, opções e mercados futuros)
  2. 20% para operações Day Trade

O recolhimento do imposto deve acontecer até o último dia útil do mês seguinte ao de realização das operações, por meio da emissão e do pagamento do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), que pode ser obtido diretamente no site da Receita Federal.

A apuração do imposto de renda sobre operações a termo varia de acordo com seu papel na operação. Para o comprador, é calculado a partir da diferença entre o preço de venda das ações na data da liquidação do contrato e o preço nele estabelecido. No caso do vendedor, o ganho é a diferença entre o preço estabelecido no contrato a termo e o preço da compra à vista do ativo para a liquidação do contrato. A alíquota de IR que incide sobre a base de cálculo depende da natureza da operação:

  1. 15% para operações normais (mercado à vista, operações a termo, aluguel de ações, opções e mercados futuros)
  2. 20% para operações Day Trade

O recolhimento do imposto devido deve ocorrer até o último dia útil do mês seguinte ao de realização das operações, por meio da emissão e do pagamento do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), que pode ser obtido diretamente no site da Receita Federal.

Você deve considerar sua posição (se titular ou lançador) e se há o exercício da opção ou simplesmente a negociação do prêmio. O ganho a ser tributado é definido pelo resultado positivo:

  1. Apurado no encerramento das operações envolvendo opções da mesma série
  2. Alcançado nas operações de exercício da opção
  3. Obtido pelo lançador da opção quando não houver exercício nem encerramento da opção

O prejuízo pode ser compensado posteriormente. As perdas em um mercado (à vista, de opções, futuros, a termo) e cotas de fundo de investimento em índice de mercado (fundos de índice de ações) podem ser compensadas em outro.

A exceção são as operações Day trade, que somente podem ser compensadas com os ganhos líquidos obtidos em outras operações Day trade.

É de sua responsabilidade recolher o imposto de renda dos seguintes investimentos:

  1. Ações (caso as operações mensais totalizem valor superior a R$ 20 mil)
  2. Opções
  3. Mercados futuros
  4. Operações a termo

Caso tenha posição em ações na virada do ano, você deve declarar o valor de aquisição.

Para pessoa física, o código é 6015.

Para pessoa jurídica, os códigos são:

  • 0231 – IRPJ – Ganhos líquidos em operações na Bolsa – Lucro presumido ou arbitrado.
  • 3225 – IRPJ – Ganhos líquidos em operações na Bolsa – Simples Nacional.
  • 3317 – IRPJ – Ganhos líquidos em operações na Bolsa – Lucro real.

No campo 69 (Outros depósitos à vista e numerário), em Bens e direitos.

A apuração e o recolhimento do imposto de renda são de responsabilidade do investidor/contribuinte.

  • Investidores com ganhos líquidos obtidos em operações no mercado à vista de ações na Bolsa de valores, cujo valor das alienações/vendas, em cada mês, seja maior que R$ 20 mil
  • Investidores com ganhos líquidos obtidos em operações no mercado à vista de ouro na Bolsa de valores, cujo valor das alienações/vendas, em cada mês, seja maior que R$ 20 mil
  • Investidores com ganhos líquidos obtidos em operações Day Trade na Bolsa de valores, sem limite de isenção
  • Investidores com ganhos líquidos nos mercados de derivativos (opções, a termo e futuros), nestes casos sem limite de isenção
  • Investidores com ganhos líquidos obtidos em operações de cotas de fundos de índice na Bolsa de valores, sem limite de isenção

A apuração e o recolhimento do imposto de renda retido na fonte, com alíquota de 0,005%, que incide sobre operações realizadas no mercado à vista, de opções, a termo e mercados futuros, assim como 1% sobre o rendimento auferido em operações Day trade, são de responsabilidade da instituição intermediadora.

A Bolsa de valores segrega as alíquotas por modalidade de mercado.

Alíquota de 15%

  • Mercado à vista
  • Mercado de opções
  • Mercado a termo
  • Mercados futuros
  • Fundos de investimento (índice, ações, FIP, FIA, FIEE, clube de ações etc).

Alíquota de 20%

  • Day trade
  • Fundos de investimento imobiliário

O imposto de renda deve ser apurado mensalmente e pago até o último dia útil do mês seguinte ao das operações.

Na apuração do resultado de operações Day trade, são considerados, pela ordem, o primeiro negócio de compra com o primeiro negócio de venda ou o primeiro negócio de venda com o primeiro negócio de compra, sucessivamente.

Se não for possível estabelecer o valor de custo das ações, dado importante para a apuração do valor a ser tributado, a legislação determina que seja considerado o custo zero, a menos que o juiz, na partilha, defina outro valor.

De acordo com a pergunta e a resposta nº 671 descritas no Programa do Imposto de Renda Pessoa Física – 2021 – SRF, o custo de aquisição é calculado pela média ponderada dos custos unitários de cada ativo.

De acordo com a pergunta e a resposta nº 701 descritas no Programa do Imposto de Renda Pessoa Física – 2021 – SRF, a data de liquidação serve como parâmetro para o cálculo do imposto sobre a renda retido na fonte (pela corretora) e para a contagem do prazo para recolhimento do imposto devido.

O valor do prêmio constitui ganho para o lançador e perda para o titular na data do vencimento da opção.

Os juros sobre capital próprio devem ser lançados no quadro Rendimentos sujeitos a tributação exclusiva. Já os dividendos devem ser lançados no quadro Rendimentos isentos e não tributáveis.

A remuneração obtida pelo emprestador nas operações de empréstimo de ações deve ser lançada no quadro Rendimentos sujeitos a tributação exclusiva.

A responsabilidade tributária neste caso é da B3 S.A. (Brasil, Bolsa, Balcão).

A B3 S.A. aplica as alíquotas de acordo com a tabela regressiva de IR:

  • 22,5% – para aplicações de até 180 dias
  • 20% – para aplicações de 181 a 360 dias
  • 17,5% – para aplicações de 361 a 720 dias
  • 15% – para aplicações acima de 720 dias

A responsabilidade tributária é da companhia emissora.

A responsabilidade é da instituição que faz o recolhimento para o Fisco. No caso dessas operações, a Bolsa é a responsável, já que faz o pagamento do valor líquido.

Você pode obter a 2ª via diretamente com a B3 no caso de empréstimos de ações, e no RI das companhias para os casos de proventos.

A B3 S.A. envia para você o informe de rendimentos, contendo os valores recebidos como remuneração pelo empréstimo de ações e reembolso dos proventos distribuídos durante o exercício. Mas, caso precise de uma 2ª via, o documento pode ser extraído no Canal Eletrônico do Investidor.

O beneficiário é o emprestador.

Por ser um reembolso, tem a natureza de ganho de renda fixa, pois quem efetivamente recebeu os proventos (natureza de dividendos e JCP) foi o detentor das ações registrado nos livros no momento do recebimento.

Como a responsabilidade do envio do informe de rendimentos dos reembolsos dos proventos distribuídos durante o exercício é da B3 S.A., o investidor deve contatar a própria B3.

De acordo com a IN SRF 1.585, artigo 63, inciso IV, a base do fato gerador do IRRF (alíquota 0,005%) é a “alienação das operações com ações”.

Artigo 63 - As operações referidas no § 2º do art. 25 e nos arts. 27, 37, 58 e 60 a 62 sujeitam-se à incidência do imposto sobre a renda na fonte, à alíquota de 0,005% (cinco milésimos por cento) sobre os seguintes valores:

IV - No mercado à vista, o valor da alienação, nas operações com ações, outro ativo financeiro e outros valores mobiliários neles negociados.

De acordo com a IN SRF 1.585, artigo 63, parágrafo 7º, o código de retenção da SRF a ser usado para recolher o IRRF (alíquota 0,005%) é “5557”.

Parágrafo 7º - O imposto sobre a renda retido na forma prevista neste artigo deverá ser recolhido ao Tesouro Nacional até o 3º (terceiro) dia útil subsequente ao decêndio da data da retenção, utilizando-se o código de receita 5557.

De acordo com a IN SRF 1.585, artigo 56, parágrafo 5º, o responsável tributário do IR (alíquota de 15%) é o “contribuinte (investidor)”.

Parágrafo 5º - O imposto de que trata este artigo será apurado por períodos mensais e pago pelo contribuinte até o último dia útil do mês subsequente ao da apuração.

De acordo com a IN SRF 1.585, artigo 65, parágrafo 1º, inciso II, a base do fato gerador do IRRF (alíquota 1%) é o “resultado positivo apurado no encerramento das operações Day trade”.

Artigo 65 - Os rendimentos auferidos em operações Day trade realizadas em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, por qualquer beneficiário, inclusive pessoa jurídica isenta, sujeitam-se à incidência do imposto sobre a renda na fonte à alíquota de 1% (um por cento).

Parágrafo 1º - Para efeitos do disposto neste artigo, considera-se:

II - Rendimento, o resultado positivo apurado no encerramento das operações Day trade.

De acordo com a IN SRF 1.585, artigo 65, parágrafo 7º, o código de retenção da SRF a ser usado para recolher o IRRF (alíquota 1%) é “8468”.

Parágrafo 7º - O imposto sobre a renda retido na forma prevista neste artigo deverá ser recolhido ao Tesouro Nacional até o 3º (terceiro) dia útil subsequente ao decêndio da data da retenção, utilizando-se o código de receita 8468.

De acordo com a IN SRF 1.585, artigo 56, parágrafo 5º, o responsável tributário do IR (alíquota de 20%) é o “contribuinte (investidor)”.

Parágrafo 5º - O imposto de que trata este artigo será apurado por períodos mensais e pago pelo contribuinte até o último dia útil do mês subsequente ao da apuração.

De acordo com a IN SRF 1.585, artigo 65, parágrafo 5º, o responsável tributário do IRRF (alíquota 1%) é a “instituição intermediadora (corretora)”.

Parágrafo 5º - O responsável pela retenção e pelo recolhimento do imposto de que trata este artigo é a instituição intermediadora da operação Day trade que receber diretamente a ordem do cliente.

Você pode ser impedido de fazer operações se não atualizar o cadastro de acordo com as instruções da CVM e não honrar as liquidações financeiras dos ativos negociados, ficando assim inadimplente na Ágora. Há risco de você ter seu capital reduzido, podendo chegar a zero.

A consequência de não recolher o imposto e não declarar seus investimentos é que você pode sofrer penalidades (pagamento de multa e juros), além de ter seu CPF bloqueado pela Secretaria da Receita Federal.

Imposto de renda / Dúvidas gerais

Sim. A mycapital é parceira da Ágora e, com ela, você pode controlar os impostos dos seus investimentos de renda variável de maneira muito mais prática.

Todas as informações sobre a calculadora mycapital podem ser consultadas no site da Ágora nas opções Programas e serviços > Calculadora de IR mycapital.

Vale lembrar que a contratação da calculadora de imposto de renda é feita diretamente com a Tema Sistemas S.A., fornecedora da solução mycapital. Toda e qualquer responsabilidade sobre o serviço contratado é da Tema Sistemas S.A, assim como o pagamento das mensalidades é feito à empresa. Ao aderir ao termo de prestação de serviço, você autoriza a Ágora a enviar automaticamente à mycapital as informações necessárias para o cálculo das suas operações, facilitando, assim, o cálculo de eventual imposto devido.

Acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Minha conta > Nota de corretagem. Se preferir, escolha as opções Home Broker > Financeiro ($) > Notas.

Acesse sua conta no site da Ágora e escolha as opções Minha conta > Imposto de renda para localizar o informe de rendimento financeiro.

Em termos de tributação, os fundos de investimento podem ser divididos em apenas 3 categorias: curto prazo, longo prazo e de ações. A tributação incide no come-cotas (exceto para fundos de ações, que é de 15%), ou no resgate do investimento, sobre os rendimentos.

O imposto é retido na fonte pela própria Ágora. A base de cálculo é a diferença positiva entre o valor da venda/resgate e o valor da aplicação.

A tributação segue a tabela regressiva de alíquota, ou seja, quanto maior o tempo do ativo aplicado na posição/carteira, menor o imposto.

Os rendimentos dos ativos em posição/carteira, assim como qualquer remuneração adicional a um rendimento pré-fixado, também são taxados de acordo com a data de início de aplicação ou aquisição do ativo.

Sim. O manual com todas as informações necessárias sobre o IR pode ser acessado neste link.

O informe de rendimento é um documento utilizado para preencher a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, no qual é demonstrado o saldo do último dia do ano anterior, o saldo do último dia do ano base e o rendimento recebido no ano base. Este documento deve ser disponibilizado ao cliente até o último dia de fevereiro.

Se você é correntista Bradesco, pode acessar o documento pelo app ou pelo Internet Banking.
Se você não é correntista Bradesco, pode solicitar seu informe de rendimento à nossa central de atendimento, pelo telefone 4004-8282 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 724 8282 (demais localidades).
 

Sim. Todos os investimentos devem constar na declaração de imposto de renda de pessoa física, inclusive os isentos da tributação. Para mais informações, entre em contato com seu contador.

Na declaração de imposto de renda de pessoa física devem constar todos os seus investimentos e contas bancárias.

Multas / Quando haverá cobrança de multa e qual seu valor?

Conforme previsto no Contrato de Intermediação e Subcustodia, o cliente na inobservância de quaisquer uma de suas obrigações contratuais ou regulamentares, especialmente as vinculadas às liquidações financeiras, estará sujeito ao pagamento de multa não compensatória equivalente a 2% (dois por cento) sobre a quantia vencida e pelo período compreendido entre a data de vencimento original e a data em que o pagamento for efetivamente efetuado serão acrescidos os juros de mora de 1% (um por cento) ao mês e correção monetária com base no IGP-M, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, ou índice que o substitua, incidentes sobre o principal inadimplente.

Renda variável / Ações/opções

Acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Home Broker > Compra, preencha as informações necessárias, informe sua assinatura eletrônica e clique em Enviar.

Acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Home Broker > Venda, preencha as informações necessárias, informe sua assinatura eletrônica e clique em Enviar.

Vale lembrar que, para vender ações escriturais, ou seja, custodiadas no DAC (Departamento de Ações e Custódia do banco Bradesco) ou em outra instituição escrituradora, primeiramente, você deve solicitar a transferência das ações via OTA (Ordem de Transferência de Ativos). Acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Minha conta > Transferência de custódia e verifique os procedimentos necessários para a transferência. Após a conclusão do processo de transferência, você pode prosseguir com a venda.

Para consultar sua carteira de ações, acesse sua conta no site da Ágora e escolha as opções Minha conta > Meus investimentos. Pelo Home Broker, você consulta em Financeiro ($) > Custódia. Para consultar a posição de ações escriturais sob posse do banco Bradesco, acesse Internet Banking > Investimentos > Ativos Escriturais ou procure sua agência de relacionamento.

Acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Home Broker > Live orders (raio) > Abertas. Do lado direito, há um X, no qual você deve clicar para cancelar a ordem. Vale lembrar que existem situações em que não é possível cancelar a ordem, como após a execução ou se o ativo estiver em leilão.

Sim. Para operar vendido, é necessário, primeiro, alugar as ações desejadas. O aluguel deve ser solicitado para a mesa de operações e, depois, você pode vender o papel. A mesa de operações pode ser contatada pelo telefone 4004 8282 (regiões metropolitanas) ou 0800 724 8282 (outras regiões), opção 6.

Renda variável / Aluguel de ações (BTC)

Para realizar operações que demandem o aluguel de ações, o tomador deve contatar a mesa de operações através do telefone 4004 8282 (regiões metropolitanas) ou 0800 724 8282 (outras regiões), opção 6. Para disponibilizar suas ações para aluguel, fale com seu assessor de investimentos ou faça a adesão on-line ao serviço. Para isso, acesse sua conta no site da Ágora e escolha as opções Investir > Custódia remunerada.

Renda variável / Avisos de mercado

Acesse sua conta no site da Ágora e escolha as opções Conteúdo > Avisos de mercado B3.

Renda variável / Conta margem

Com a conta margem, você pode aproveitar uma oportunidade no mercado de ações mesmo se estiver sem recursos disponíveis para novas compras. A própria Ágora concede um crédito para isso, baseada no valor dos investimentos que você já tem conosco. Assim, você pode investir no momento certo, sem ter que resgatar outros ativos. Com o cadastro ativo e o perfil de investidor adequado, você pode aderir ao contrato de adesão da conta margem, que fica disponível em sua conta no site da Ágora, nos menus Olá, [seu nome] > Adesão a produtos > Conta Margem.

Para ter acesso a conta margem, você deve ter perfil de investidor adequado para o produto e aceitar o contrato de adesão de conta margem, que fica disponível em sua conta no site da Ágora, nos menus Olá, [seu nome] > Adesão a produtos > Conta Margem.

Taxa de juros de 4% ao mês, proporcional ao número de dias úteis de cada mês + Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), à alíquota de 0,0041% para PJ e 0,0082% para PF, aplicados sobre a soma dos saldos devedores diários (dias corridos de cada mês) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF ADICIONAL), aplicado sobre cada acréscimo de saldo devedor (financiamento tomado), inclusive sobre a primeira compra.
Renda variável / Custódia remunerada

A custódia remunerada é um serviço disponível para quem é cliente Ágora. Aderindo ao serviço, você concorda em disponibilizar suas ações para serem alugadas por outros investidores e, em troca, recebe uma remuneração em forma de taxa de juros pelo período em que as ações estiverem alugadas. Para aderir à custódia remunerada, você deve ter o cadastro atualizado e perfil adequado. Depois, basta acessar o site da Ágora e, nos menus Investir > Custódia remunerada, aceitar os termos para concluir a adesão.

A Ágora atuará na busca de oportunidades no mercado para ajudar a aumentar a rentabilidade da sua carteira. Os ganhos variam de acordo com a taxa de juros cobrada do ativo emprestado, pactuada no início da operação, que irá render juros pro rata no período em que o contrato estiver ativo.

Renda variável / Custos operacionais

Zeramos a taxa de corretagem para você operar no mercado de ações, BDRs, ETFs, FIIs e opções pelo app e pelo site da Ágora.
Além disso, você tem isenção na taxa de custódia sobre ações, COE, fundos imobiliários, ouro* e renda fixa. Saiba mais sobre nossos custos operacionais
* A isenção compreende apenas a taxa cobrada pela Ágora. A taxa de custódia sobre os serviços efetuados pela B3 é repassada aos clientes seguindo os valores da instituição. Acesse esse link para conhecer as tarifas cobradas pela tarifas cobradas pela B3.

Renda variável / Day Trade

Day trade é uma modalidade de investimento disponível na Bolsa de valores, em que o investidor compra e vende determinado ativo no mesmo dia.

A liquidação das operações Day trade ocorre da mesma forma que a de operações tradicionais, como Swing trade, que tem débito do financeiro em D+2 da data de compra e crédito do financeiro em D+2 da data de venda. Em uma operação Day trade, o débito e o crédito do financeiro ocorrem no mesmo dia (D+2 da data da operação).

A alíquota incidente sobre o lucro obtido em operações Day trade é de 20%, independente do volume operado. A alíquota de 1% é recolhida na fonte, quando há liquidação financeira. Os 19% restantes são recolhidos pelo próprio investidor, através de DARF, até o último dia útil do mês subsequente ao da operação.

Renda variável / Derivativos

Derivativos são instrumentos financeiros cujo preço deriva do valor de mercado de um bem ou de outro instrumento financeiro (ativo subjacente, taxa referencial ou índice). O ativo subjacente pode ser financeiro (ações, índices, taxas de juros) ou físico (boi gordo, café, ouro). O ativo subjacente pode ser negociado no mercado à vista ou não. Também é possível construir um derivativo sobre outro derivativo. Os derivativos são classificados em contratos a termo, contratos futuros, opções de compra e venda, operações de Swaps, entre outros, cada qual com suas características. Podem ser utilizados para hedge, ou seja, para proteção contra oscilações ou para alavancagem, ou seja, para potencializar o resultado de uma posição.

Primeiramente, você deve estar com seu cadastro atualizado e ter perfil de investidor compatível com o tipo de operação.

Se acredita que o uso do instrumento condiz com a estratégia da sua carteira ou tem dúvidas em relação a isso, entre em contato com a mesa de operações da Ágora telefone 4004 8282 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 724 8282 (outras regiões), opção 6. Operações de derivativos podem precisar de garantias por parte dos investidores, ou seja, os investidores podem precisar disponibilizar outros ativos ou recursos para a cobertura de margem, de acordo com as exigências da B3.

Renda variável / Fundos de índice (ETF)

ETF é a sigla de Exchange Traded Funds, fundos de investimento negociados na B3, com retornos variados, baseados em índices do mercado de renda fixa ou renda variável. Na Ágora, você pode investir em fundos de índice (ETF) por meio do Home Broker. Para isso, acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Home Broker > Compra, informe o código do ETF e preencha os dados da oferta. Vale lembrar que, antes de mais nada, é necessário estar com seu cadastro atualizado e ter perfil de investidor adequado.

Renda variável / Fundos de investimento imobiliário

Para investir em fundos de investimento imobiliário negociados na B3, você deve, primeiro, estar com seu cadastro atualizado e ter perfil de investidor adequado. Acesse sua conta no site da Ágora e escolha as opções Home Broker > Compra, insira o código (ticker) do fundo e complete os dados da operação.

Renda variável / Home Broker

Basta acessar sua conta no site da Ágora e escolher as opções Home Broker > Live orders (raio).

Basta acessar sua conta no site da Ágora e escolher as opções Home Broker > Financeiro ($) > Custódia. Vale lembrar que, para consultar a posição de ações escriturais sob posse do banco Bradesco, você deve acessar Internet Banking > Investimentos > Ativos Escriturais ou procurar sua agência de relacionamento.

Acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Home Broker > Live orders (raio) > Abertas e clique no X do lado direito para cancelar a ordem. Vale lembrar que existem situações em que não é possível o cancelamento da ordem, como após a execução ou se o ativo estiver em leilão. Ordens feitas pela mesa de operações ou por outras plataformas não podem ser canceladas pelo HB (Home Broker).

Para ver o gráfico de algum ativo no HB (Home Broker), acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Home Broker > Análise técnica (ferramentas) e insira o código (ticker) do ativo desejado.

Ordem limitada: o investidor limita o máximo que vai pagar por uma compra e o mínimo que quer receber por uma venda

Start/stop: o investidor condiciona o envio de uma ordem limitada à Bolsa, ou seja, coloca um preço de gatilho que irá disparar a ordem limitada

A mercado: a ordem vai sem preço para a B3, aceitando-se pagar ou receber a melhor oferta daquele momento

Renda variável / Mercados futuros

Para operar em mercados futuros, seu cadastro deve estar ativo na Ágora e você deve ter sua estratégia definida, o que pode ser feito com o auxílio do assessor de investimentos. Depois, basta alocar recursos ou comprar ativos na Bolsa para servirem de garantia. Também é preciso ter recursos na conta Ágora para eventuais ajustes diários.

No Mercado Futuro os participantes se comprometem a comprar ou vender um ativo futuramente, com preço e data estabelecidos.

Existem taxas de corretagem na compra e venda dos ativos, taxa de custódia mensal e impostos. Confira aqui quais se aplicam ao seu investimento.

Primeiro você abre uma conta na Ágora e define sua estratégia. Depois, basta alocar recursos ou comprar ativos na Bolsa para servirem de garantia. Também é preciso ter recursos em sua conta Ágora para eventuais ajustes diários.

Conta Normal: a garantia exigida pela B3 é publicada diariamente no arquivo Margem Teórica Máxima para Posições em Aberto, disponível neste link.

Conta Pro: a garantia é exclusiva para operações Day trade com posições zeradas até 30 minutos antes do encerramento do pregão regular do ativo. Caso isso não aconteceça, a operação é zerada automaticamente.

Acesse o Manual de risco e entenda o processo.

Renda variável / Mesa de operações

A mesa de operações da Ágora está disponível para execução de ordens e pode ser contatada pelo telefone 4004 8282 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800724 8282 (outras regiões), opção 4. Vale lembrar que a mesa de operações é exclusiva para execução de ordens de renda variável e, neste serviço, há cobrança de 0,5% sobre o volume operado no dia, além do valor fixo de R$ 25,21, conforme nossa tabela de custos.

Renda variável / Minicontratos futuros

Minicontratos são frações de contratos futuros que têm como principal característica um valor nominal menor do que o contrato futuro padrão, dando a oportunidade de mais investidores participarem deste tipo de investimento. Os minicontratos mais comuns negociados na B3 são minicontrato de índice e minicontrato de dólar.

Para investir em minicontratos pela Ágora, você deve ter estar com seu cadastro ativo e perfil de investidor adequado. Acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Home Broker > Compra/Venda, informe o código do minicontrato seguido da letra correspondente ao vencimento. Também disponibilizamos ferramentas profissionais de mercado para que você possa investir neste ou em outros ativos. Para saber mais, acesse sua conta no site da Ágora e escolha o menu Ágora Trader.

No Mercado Futuro os participantes se comprometem a comprar ou vender um ativo futuramente, com preço e data estabelecidos.

Existem taxas de corretagem na compra e venda dos ativos, taxa de custódia mensal e impostos. Confira aqui quais se aplicam ao seu investimento.

 

Renda variável / NDF

NDF é a sigla para o termo em inglês Non-Deliverable Forward. Trata-se de um contrato a termo de moedas, negociado em mercado de Balcão, cujo objetivo é fixar, antecipadamente, uma taxa de câmbio em data futura. No vencimento, a liquidação ocorre pela diferença entre a taxa a termo contratada e a taxa de mercado definida como referência

As principais vantagens da operação NDF são a flexibilidade em relação ao tamanho do contrato, o prazo e a taxa da liquidação, que são livremente negociados entre as partes, e também a liquidação no vencimento, pois não há desembolsos iniciais ou intermediários (exceto na modalidade com prêmio pré-pago), apenas no vencimento.

A operação chama margem e, por isso, é necessário alocar garantias. O operacional de alocação de papéis em garantia deve ser feito pela mesa de operações ou pelo cliente e os ativos aceitos seguem a regra da B3. Se acredita que o uso do instrumento condiz com a estratégia da sua carteira ou tem dúvidas em relação a isso, entre em contato com a mesa de operações da Ágora telefone 4004 8282 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 724 8282 (outras regiões). Saiba mais no site da B3.

Renda variável / Ofertas públicas

Para ambas as ofertas acesse sua conta no site da Ágora e escolha as opções Investir > Oferta pública e solicite a oferta desejada. Você pode consultar suas solicitações em Investir > Oferta pública > Meus pedidos.

Renda variável / Plataforma

Além do Homer Broker e do app, a disponibilizamos plataformas avançadas de negociação. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 4004 8282 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 724 8282 (outras regiões). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Renda variável / Proventos

Acesse sua conta no site da Ágora e escolha as opções Minha conta > Meus proventos. Você pode filtrar os proventos que já foram pagos e também os que estão provisionados.

Renda variável / Subscrição

Se você tem direitos de subscrição para exercício, acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Investir > Subscrição e consulte as quantidades em Subscrição disponível. Vale lembrar que fica a seu critério fazer este exercício. As sobras de subscrição podem ser solicitadas pelo do telefone 4004 8282 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 724 8282 (outras regiões). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Acesse sua conta no site da Ágora e escolha as opções Investir > Subscrição > Posição atual.

Renda variável / Swap

Swap é uma operação em que você troca a rentabilidade de um indexador por outro, assumindo duas posições, comprada em um indexador e vendida em outro. Suas principais características são:

  • Derivativo que permite a troca de rentabilidade entre duas partes
  • Pode ser usado para proteção ou especulação nas curvas de juros
  • Não precisa desembolsar caixa na contratação, apenas depósito de margem
  • É indicado para investidores de perfil agressivo

Os contratos de swap são negociados em ambiente de Balcão organizado. As operações fazem a troca de fluxo de caixa, tendo como base a comparação da rentabilidade entre 2 indexadores. O retorno acontece quando o indexador que assumiu a posição comprada (vendida) for superior ao retorno da posição vendida (comprada). As operações podem ter seu valor inicial corrigido por diversos indexadores, entre eles índices de inflação (IPCA e IGP-M) ou de ações (Ibovespa e IBrX), taxas de juros (CDI, pré-fixada, Selic e TJLP) e taxas de câmbio (dólar, euro e iene).

As operações swap têm como vantagem a proteção de preços (hedge) contra variações indesejadas, conforme a ponta da operação. Swap com garantia reduz o risco de crédito para as partes, pois a B3 é a contraparte central garantidora das operações.

Se acredita que o uso do instrumento condiz com a estratégia da sua carteira ou tem dúvidas em relação a isso, entre em contato com a mesa de operações da Ágora telefone 4004 8282 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 724 8282 (outras regiões), opção 6.

A operação chama margem e, por isso, é necessário alocar garantias. O procedimento de alocação de papéis em garantia deve ser feito pela mesa de operações ou pelo cliente e os ativos aceitos seguem as regras da B3.

Ágora Empresas / Como abro uma conta empresarial (PJ)?

Para abrir uma conta de empresa na Ágora, acesse nosso site e clique no botão Abrir conta. Será exibida uma área de cadastro de pessoas jurídicas para você preencher os dados e anexar alguns documento. São eles:

  • Ficha cadastral e termo de adesão assinado pelo responsável legal da empresa (os documentos aparecem após o preenchimento dos dados no site)
  • Cópia do Estatuto ou Contrato social
  • Cartão de CNPJ
  • Cópia das demonstrações financeiras da empresa
  • Declaração de faturamento médio mensal
  • Cópia das últimas atas (se houver)
  • Cópia do Estatuto ou Contrato social dos sócios (se houver)
  • Cópia da procuração (se houver)
Ágora Empresas / Como funciona o atendimento da Ágora para empresa?

Com um time especializado, nosso objetivo é entender suas necessidades e oferecer soluções customizadas e inovadoras para as empresas.Nossos especialistas ajudam em todo o processo de abertura de conta e identificação do melhor portfólio de investimentos para sua empresa. O contato pode ser feito pelo telefone 4004 8282 ou pelo e-mail prospeccaosales@agorainvestimentos.com.br

Ágora Empresas / Quais são os produtos da Ágora para empresas?

Os principais produtos disponíveis para empresas são:

  • Renda fixa: LF, CDB, debêntures e títulos públicos federais
  • Fundos de investimento • Produtos estruturados: COE e derivativos
  • Hedge: mercados futuros, NDF e Swap • Investimentos no exterior: COE, fundos de investimento, ETF e BDR
  • Renda variável
Clube de investimentos / O que é um clube de investimentos?

Um clube de investimentos é formado por um grupo de pessoas que, geralmente, se conhecem e têm objetivos parecidos, e que decidem investir juntas para otimizar tempo e custos. Além de formar um capital maior, com o clube, elas são capazes de acessar melhores oportunidades.

Os próprios integrantes escolhem quanto querem aplicar no clube. Depois, recebem ajuda da Ágora para elaborar um estatuto e definir estratégias de investimento. Cada membro do clube se torna, então, um cotista. Quando os ativos da carteira do clube se valorizam, as cotas dos participantes se valorizam também. A distribuição dos lucros é feita conforme combinado no estatuto. A gestão do clube pode ser feita por um ou mais cotistas e também por empresas e profissionais contratados.

Clube de investimentos / Como abro um clube de investimentos na Ágora?

Para abrir um clube, é preciso elaborar o termo de constituição e o estatuto. A Ágora ajuda nesse processo e cuida dos demais passos. Nossos especialistas podem ser contatados pelo telefone 4004 8282 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 724 8282 (outras regiões).

Clube de investimentos / Qual é a quantidade mínima e a máxima de pessoas em um clube?

Um clube deve ter , no mínimo, 3 e, no máximo, 50 cotistas.

Clube de investimentos / Qual é o patrimônio líquido (PL) mínimo para abrir um clube de investimentos na Ágora?

Na Ágora, o PL mínimo exigido para abertura de um clube de investimentos é de R$ 1 milhão.

Clube de investimentos / Quanto tempo é necessário para abrir um clube de investimentos?

A abertura do clube envolve, além da Ágora, o cartório, a B3 e a Receita Federal , ou seja, os prazos podem variar bastante. Porém, em média, o tempo para a abertura é de 40 dias corridos.

Clube de investimentos / Como entro em contato para falar sobre clubes de investimento?

Você pode falar com a equipe comercial responsável por clubes na Ágora pelo e-mail comercial@agorainvest.com.br

Gestores de patrimônio / A Ágora presta serviço para gestores de patrimônio?

A Ágora presta serviços para family office, consultores de valores mobiliários e gestores de carteira administrada, visando auxiliar esses profissionais para a melhor experiência do cliente.

Gestores de patrimônio / Como entro em contato para falar sobre serviços para gestores de patrimônio?

Você pode falar com a equipe comercial responsável pelos gestores de patrimônio pelo e-mail comercial@agorainvest.com.br

Negócios corporativos / O que são planos de bonificação em ações?

Empresas de diferentes setores com ações negociadas na Bolsa podem oferecer aos seus executivos planos de incentivo de longo prazo, conhecidos como planos de Stock option. É uma maneira de fidelizar e reter seus funcionários com o investimento em ações da própria empresa.

A Ágora elabora contratos personalizados para atender a necessidade de cada empresa, oferecendo controle no cadastro, na custódia e na negociação mediante sistema e equipe comercial dedicada.

Negócios corporativos / Que tipos de parcerias comerciais a Ágora tem?

A Ágora tem diversas parcerias comerciais com pessoas jurídicas, prestando serviço de intermediação em premiações de ouro, planos de incentivo de longo prazo, soluções de Compliance, entre outras.

Segurança / Como acesso minha conta Ágora?

No site ou no aplicativo da Ágora, vá em Acesse sua conta, informe seu CPF, a senha de 6 dígitos e a assinatura eletrônica, que é composta por 3 letras e 4 números.

Segurança / Como altero minha senha?

No site ou no aplicativo da Ágora, vá em Acesse sua conta, informe seu CPF e vá em Esqueci minha senha. Depois de alguns minutos, você vai receber uma chave provisória por SMS. Siga as instruções para criar sua nova senha de 6 números.

Segurança / Como altero minha assinatura eletrônica?

No site ou no aplicativo da Ágora, vá em Acesse sua conta, informe seu CPF e sua senha e clique em Esqueci minha assinatura eletrônica. Depois de alguns minutos, você vai receber uma chave provisória por SMS. Siga as instruções para criar sua nova assinatura eletrônica de 3 letras e 4 números.

Saiba mais / O que é Open Finance (Open Banking)?

Criado pelo Banco Central, o Open Finance, antigo Open Banking, é um sistema financeiro aberto, gratuito e seguro de compartilhamento de dados. Com ele, você pode compartilhar suas informações financeiras da Ágora com outros bancos e ter ofertas ainda mais personalizadas de produtos e serviços.

Saiba mais / Quem é BIA?

BIA é a inteligência artificial do Bradesco. Apesar de falar como humana, é uma inteligência artificial que está sempre evoluindo ao ajudar as pessoas diariamente.

Abertura de conta

Assessor de investimentos

Para se tornar um assessor de investimentos da Ágora, acesse nosso site, escolha as opções Assessoria > Para Assessor de Investimentos - AI e preencha o formulário de contato. O time comercial da Ágora vai agendar uma reunião para apresentar uma proposta.

Para conhecer os assessores de investimentos que trabalham com a Ágora atualmente, acesse este link ou entre em sua conta Ágora em nosso site e escolher as opções Assessoria > Para Assessor de Investimentos - AI.

Conta

CDB

CDB é a sigla de Certificado de Depósito Bancário. É um título privado emitido por instituições financeiras para captar dinheiro e financiar suas atividades (lastrear suas operações de crédito). O produto tem prazos e opções de remuneração diferentes, que são definidos no momento da compra. De forma geral, ao investir em CDB, você basicamente empresta recursos a uma instituição financeira, que se compromete a devolver os valores em determinado prazo e corrigidos por uma taxa previamente definida (pode ser prefixada ou pós-fixada). Saiba mais sobre o CDB.

Primeiramente, seu cadastro deve estar ativo. Acesse sua conta no site da Ágora, vá em Investir > Renda fixa> CDB , escolha o título no qual quer investir, informe a quantidade e confirme sua aplicação.

Existem 2 cenários para investimentos em CDB: títulos com liquidez diária e títulos com data de carência (data em que o investidor pode resgatar o valor aplicado),este último sem liquidez diária.

Para resgatar sua aplicação em CDB de liquidez diária, acesse sua conta no site da Ágora, vá em Minha conta > Meus investimentos e escolha o ativo que quer resgatar. Depois, clique na seta verde para exibir os detalhes, selecione Resgatar e informe a quantidade desejada. Por fim, confirme o resgate com sua assinatura eletrônica.

No caso de CDB com data de carência, sem liquidez diária, verifique a possibilidade de venda no mercado secundário. Para isso, entre em contato com a Ágora ou com seu assessor de investimentos para sinalizar o interesse e ver se é possível a saída antecipada ou negócio no mercado secundário.

No caso de vencimento do ativo, o resgate ocorre automaticamente na sua conta.

O CDB pode ter rentabilidade pré-fixada, pós-fixada e híbrida. A principal diferença está no conhecimento sobre a rentabilidade acumulada do investimento até o vencimento da operação. Nos investimentos prefixados, a rentabilidade é conhecida no momento da aplicação, ou seja, no ato da aquisição do título você já sabe qual será o valor acumulado no final do investimento.

Nos títulos pós-fixados, a remuneração é conhecida somente no resgate do título, pois não é possível definir o rendimento da aplicação no momento da sua aquisição, uma vez que são atrelados a um indexador. Geralmente os indexadores são a taxa DI (popularmente chamada de CDI). Nos títulos híbridos, a rentabilidade é determinada pela combinação entre uma taxa prefixada e uma taxa pós-fixada (um indexador). Em geral, os indexadores são o CDI ou o IPCA (a taxa que remunera a inflação). Por conta dessas características, a rentabilidade dos títulos híbridos só é conhecida no vencimento do título.

Vale dizer que todas as taxas divulgadas representam a remuneração ao ano, sendo contabilizados os dias úteis decorridos da aplicação até o vencimento da operação.

O risco do investimento em CDB está diretamente atrelado à solidez financeira do emissor do título, já que a remuneração é feita pela instituição que emite o CDB. O principal fator de risco ao investir nessa classe de ativos é o de inadimplência do emissor, que é amenizado tendo em vista a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FCG) até o valor de R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira, considerando o limite de garantia de R$ 1 milhão para o período de 4 anos, no caso de o emissor do título não conseguir honrar seu compromisso financeiro.

Investimentos em CDB são considerados de baixo risco, pois suas condições de resgate e pagamento são previamente definidas na data de aquisição. Saiba mais sobre o CDB.

O investimento em CDB é assegurado pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até o valor de R$ 250 mil (entre aplicação inicial e juros incorridos no período) por CPF, em caso de não pagamento por parte do emissor. Cada CPF/CNPJ tem seu capital garantido em até R$ 250 mil por instituição, sendo que não poderá utilizar mais do que R$ 1 milhão no período de 4 anos. Isso significa que, caso você aplique neste ativo e a instituição emissora não honre o compromisso de pagamento, o FGC devolve os valores até o limite definido (valor aplicado corrigido dentro do limite). Saiba mais.

Aqui na Ágora, investimentos em CDB não têm custos como taxa de custódia e taxa de administração.

O CDB é tributado pela tabela regressiva do imposto de renda . Dessa forma, quanto maior o tempo de aplicação, menor o imposto a ser pago. Se o resgate for feito em menos de 30 dias da data de investimento, também é cobrado o imposto sobre operações financeiras (IOF). Para resgates após esse período, há isenção de IOF.

Certificados de Operações Estruturadas (COE)

COE é a sigla de Certificados de Operações Estruturadas. É um tipo de investimento que combina, em apenas um produto, as características de renda fixa (como prazo determinado e emissão via instituição financeira) e de renda variável (maior potencial de rentabilidade).

De forma geral, COE é um título de investimento atrelado ao desempenho de um ou mais ativos/indexadores, que são definidos e especificados no momento da emissão do produto, como ações, índices de ações no Brasil ou no exterior, moedas, entre outros. Na prática, o produto permite que você faça investimentos mais complexos e com maior potencial de rentabilização de forma simples e unificada.

Mais informações sobre COE podem ser consultadas no site da Ágora. Saiba mais sobre COE

Para investir em COE, acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Investir > COE, e selecione a estratégia que mais combina com seus objetivos, de acordo com suas necessidades de prazo, liquidez e risco. Depois, clique em Reservar, digite o valor da reserva, leia o DIE (Documento de Informações Essenciais) e o termo de adesão, marque as caixas de texto de aceite e finalize com sua assinatura eletrônica.

O COE são ativos negociados de acordo com as condições especificadas no momento da sua emissão. Portanto, é importante observar fatores como carência e data de vencimento antes de solicitar o resgate do ativo. Caso queira resgatar o certificado antes do vencimento, você deve negociar o título no mercado secundário, ou seja, dependerá da existência de outro investidor que queira comprar o papel. Essa negociação é regida pelas condições de mercado, não sendo garantidas, assim, as condições iniciais da emissão, como capital protegido e fatores de remuneração, por exemplo.
Quando o COE é emitido com carência, existe a possibilidade de cotar a saída antecipada. Porém, não são garantidas as condições iniciais da emissão.
Para as cotações nas condições descritas, entre em contato com o atendimento Ágora ou com seu assessor de investimentos para sinalizar seu interesse e verificar se é possível a saída antecipada no mercado secundário, mediante disponibilidade. No caso de vencimento do ativo, o resgate ocorre automaticamente na sua conta.

Caso o investimento permita a saída antes do vencimento (informação que deve ser verificada previamente no DIE do produto), não são garantidas as condições iniciais da emissão, como capital protegido e fatores de remuneração. Vale dizer que o COE pode ser emitido a partir de duas modalidades básicas: com capital protegido ou sem capital protegido. Além disso, algumas opções de COE podem possibilitar retorno mínimo garantido, o que pode ser interessante para diversificação, tendo em vista a segurança de renda fixa e o potencial de ganho de renda variável. Essas informações devem sempre ser consultadas no Documento de Informações Essenciais (DIE) antes de fazer a aplicação .

No investimento em COE que oferece capital protegido, você tem a garantia de que, no vencimento do produto, não corre o risco de perder o valor inicial aplicado. Em termos técnicos, é uma proteção nominal, ou seja, não engloba o efeito da inflação no período.

No caso de COE sem capital protegido, no vencimento, existe a possibilidade de perda total ou parcial do valor investido. Para opções de COE que oferecem retorno mínimo garantido, no vencimento, a remuneração do investimento será a taxa estipulada no momento da emissão. Na Ágora, todos as opções de COE distribuídas têm capital protegido.

Os fatores de rentabilidade do COE são conhecidos antes de sua emissão. Ou seja, por meio do Documento de Informações Essenciais (DIE), é possível consultar as condições de rentabilidade, em especial o ativo subjacente (índice, ação, cesta de ações, moeda etc.) ao qual a estratégia está atrelada.
A rentabilidade de COE depende dos cenários para o desempenho de um ativo ou indexador predefinido, estando sempre atrelada a uma cotação. Se a estratégia der certo, o produto remunera conforme as condições definidas no momento da sua emissão. A remuneração pode ser por meio de variação do ativo subjacente ou de taxa prefixada, inclusive, dispondo de multiplicadores de retorno.

O COE não tem cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o que requer maior atenção na hora de investir. De forma geral, entre os principais fatores de risco estão:

- Risco de crédito, uma vez que é um ativo emitido por instituição financeira
- Risco de mercado, pois o resultado da estratégia depende do desempenho dos ativos associados e das condições definidas na data de emissão
- E risco de liquidez, já que é um ativo com data de vencimento predefinida e a liquidez só acontece no caso de carência e demanda no mercado secundário. Além disso, as condições de emissão podem não ser mantidas diante da liquidação antecipada.

Outro fator de risco importante é referente ao resultado da estratégia, pois, dependendo da modalidade de emissão de COE, é possível perder, parcial ou totalmente, o capital investido ou, no vencimento, é possível retirar apenas o total dos recursos investidos.
Quanto ao risco de crédito, é importante avaliar o rating do emissor, que nada mais é que a nota de crédito definida por agências de risco. A nota reflete a qualidade da emissão e a capacidade do emissor, ou seja, o risco de crédito que você deve considerar ao investir no título.

Vale dizer que todas as opções de COE distribuídas pela Ágora são emitidas pelo Banco Bradesco, que tem rating AAA pela Fitch.

Os investimentos em COE não têm garantia do FGC. Por isso, é importante avaliar o risco de crédito do emissor.

Aqui na Ágora, investimentos em COE não têm custos como taxa de custódia e taxa de administração.

COE são investimentos tributados de acordo com a tabela regressiva de imposto de renda e têm cobrança de imposto sobre operações financeiras (IOF) para operações com prazos menores que 30 dias.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional, no qual o investidor pessoa física pode adquirir títulos públicos. De forma geral, o Tesouro Direto oferece títulos de renda fixa emitidos pelo governo federal. Neste caso, você investe seu dinheiro (emprestando para o governo) e o recebe de volta somado aos juros na data de vencimento, que é definida no momento da compra. É um tipo de investimento que oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, vinculada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia, taxa Selic), diferentes prazos de vencimento e também diferentes fluxos de remuneração. Saiba mais sobre o Tesouro Direto.

Para investir em Tesouro Direto na Ágora, , primeiramente, seu cadastro deve estar ativo. No primeiro investimento, é necessário aceitar o termo de adesão ao produto Tesouro Direto, de preferência no próprio site da Ágora, em Olá, [seu nome] > Adesão a produtos > Tesouro Direto. Para fazer aplicações, clique em Investir > Tesouro direto e veja a lista de títulos disponíveis. É possível escolher a quantidade ou o valor desejado (ao preencher um dos campos, automaticamente, o outro é calculado). Adicione o produto ao carrinho e finalize a compra com sua assinatura eletrônica.

O Tesouro Direto é um investimento líquido, ou seja, que permite a saída antes do vencimento da operação. Para saída antecipada, acesse sua conta no site da Ágora, vá em Investir > Tesouro direto > Meus títulos e e escolha o título que quer vender. Depois, informe a quantidade e finalize a venda com sua assinatura eletrônica. O valor é creditado até o fim do dia útil seguinte ao da operação.

É importante lembrar que, nas vendas do Tesouro Direto, caso o cliente tenha títulos de mesma característica, sempre é vendido o primeiro título adquirido.

O Tesouro Direto pode ter rentabilidade pré-fixada, pós-fixada ou híbrida. A principal diferença está no conhecimento sobre a rentabilidade acumulada do investimento até o vencimento da operação.

Nos investimentos prefixados, a rentabilidade é conhecida no momento da aplicação, ou seja, você sabe antecipadamente o valor que terá acumulado no final do investimento. Nos investimentos pós-fixados, não é possível conhecer o rendimento da aplicação no momento da aquisição do título, pois esses produtos são atrelados a um indexador e a remuneração só é definida no dia do resgate da aplicação. No caso do Tesouro Direto,geralmente os indexadores são a taxa Selic ou um índice de inflação, como o IPCA. Nos títulos híbridos, a rentabilidade é determinada pela combinação entre uma taxa prefixada e uma taxa pós-fixada (um indexador). Por conta dessas características, a rentabilidade dos títulos híbridos só é conhecida no vencimento do título.

Vale dizer que todas as taxas divulgadas representam a remuneração ao ano, considerando os dias úteis decorridos da aplicação até o vencimento da operação.

 

Os riscos de um investimento estão diretamente atrelados à solidez financeira do seu emissor. Dessa forma, o Tesouro Direto é considerado o investimento mais seguro do mercado, pois é emitido pelo governo federal. Saiba mais sobre o Tesouro Direto

Na Ágora, você não paga taxa de custódia para investimento no Tesouro Direto. Porém, a B3 cobra 0,20% ao ano de todo investidor referente aos serviços de guarda dos títulos e às informações e movimentações dos saldos.

O Tesouro Direto é tributado pela tabela regressiva do imposto de renda (IR), ou seja, quanto mais tempo o dinheiro fica aplicado, menos imposto você paga sobre os rendimentos. Se o resgate for feito em menos de 30 dias da data de investimento, também é cobrado o imposto sobre operações financeiras (IOF).

O que acontece se não houver saldo financeiro suficiente na conta para honrar a liquidação da compra do Tesouro Direto?

Se não houver saldo suficiente na conta até as 09h10, a Ágora não confirma a compra junto ao Tesouro Direto e o seu investimento é cancelado. É importante mencionar que:

  1. Se você tentar investir e novamente não obtiver saldo na conta, ficará suspenso por 15 dias, sendo impedido de comprar títulos do tesouro durante este período. A suspensão será de 30 dias no caso de mais uma ocorrência de saldo insuficiente e, em caso de três reincidências, a suspensão passa a ser de 60 dias;
  2. Após o período de suspensão, você poderá investir normalmente;
  3. A suspensão temporária não impede o resgate de seus investimentos;
  4. Para clientes correntistas Bradesco com modelo de liquidação Banco, é necessário saldo na Conta Bancária Bradesco;
  5. Para clientes com modelo de liquidação Corretora, é necessário saldo na Conta Ágora.

Previdência privada

Quando se fala em previdência, geralmente se pensa em aposentadoria. As duas realmente andam de mãos dadas ou, pelo menos, deveriam. De forma geral, a previdência privada é feita para manter seu padrão de vida na aposentadoria por meio de uma renda complementar, que tem a função de renda adicional à da previdência pública.
Pensar na aposentadoria quando ela ainda está distante não é um hábito, mas deveria ser. A previdência privada é um tipo de investimento baseado em longo prazo, com o objetivo de constituir patrimônio para a aposentadoria. Mas vai além disso : a previdência pode ser usada para benefícios fiscais, como fonte de abatimento do imposto de renda, e também para sucessão patrimonial. Isso porque permite a escolha de beneficiários que, na falta do titular do plano, recebem o valor acumulado, sem precisar abrir inventário.

O dinheiro é aplicado em fundos constituídos para esse tipo de investimento. É possível resgatar os valores aplicados nos fundos durante a fase de diferimento (quando ocorre a aplicação do dinheiro) ou durante a fase de pagamento dos benefícios (na aposentadoria, transformando o recurso em renda).

Os fundos de previdência são parecidos em muitos aspectos com os fundos comuns. A principal diferença é o objetivo, que é ser um veículo para que os investidores guardem recursos para a aposentadoria. Para entender melhor, é importante diferenciar fundos de previdência e planos de previdência.

De forma geral, os planos são produtos que você contrata. Ao contratar um plano, você adquire um fundo de investimento, que é o veículo responsável pela alocação dos recursos do plano. Por trás de um fundo de previdência, além da figura do gestor, que é responsável pela carteira de investimentos, está uma seguradora. Cabe à seguradora elaborar os planos e suas características, que têm como finalidade constituir um fundo para que os investidores guardem seus recursos para a aposentadoria e tenham renda no futuro. Além desses dois, existe também o administrador, que é responsável pelas atividades gerenciais e operacionais relacionadas aos cotistas e seus investimentos.

Há duas fases nos planos de previdência : a de acumulação, em que você guarda os recursos no fundo de previdência, e a fase de usufruto/diferimento, em que o dinheiro poupado é recebido de volta em forma de benefício e pode ser finalmente usado.

Vale também dizer que existem 2 tipos de planos: abertos e fechados. Os planos fechados, também conhecidos como fundos de pensão, atendem um público específico, exclusivo para associados e funcionários de uma empresa. Já os planos abertos, estão disponíveis para todas as pessoas e são distribuídos por instituições financeiras autorizadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) para atuar no mercado financeiro.

Não existe o melhor plano, mas o plano ideal para cada pessoa. Em alguns casos, inclusive, faz sentido adquirir os 2 planos disponíveis (PGBL e VGBL). Uma parte é investida em PGBL, para quem pode e quer usar o benefício fiscal, e outra parte em VGBL, para quem quer ter uma reserva ainda maior de previdência privada.

O PGBL é a opção mais indicada para quem faz a declaração de imposto de renda pelo modelo completo, já é contribuinte do INSS ou de regime próprio de previdência de servidores públicos. Essa modalidade permite o diferimento fiscal, como o próprio nome diz, gerador de benefício livre, pois confere o benefício fiscal de dedução no imposto de renda das aplicações feitas durante o ano, que são limitadas a 12% da renda bruta tributável anual (não são incluídos rendimentos financeiros e ganho de capital).
Por exemplo, com uma renda tributável anual de R$ 100 mil, o limite de aporte para gerar o benefício fiscal é de R$ 12 mil. Este benefício é indicado para quem usa o modelo completo de declaração de imposto de renda. Para gerar a dedução, devem ser declaradas as contribuições feitas no ano anterior na ficha Pagamentos e doações efetuados e não se declara na ficha de Bens e direitos.

O imposto de renda incide no momento do resgate sobre o valor total (valor aplicado mais rendimentos) conforme o regime de tributação escolhido no momento da contratação do plano.

O VGBL é a opção mais indicada para quem faz a declaração de imposto de renda pelo modelo simplificado, é isento da cobrança de IR ou para quem já faz aplicação em PGBL no limite dos 12% de dedução e quer acumular uma reserva ainda maior em previdência. Essa modalidade também é indicada para fins sucessórios.

O VGBL não gera benefício fiscal, mas o imposto de renda incide apenas sobre os rendimentos, no momento do resgate, conforme o regime de tributação escolhido na contratação do plano. O saldo é declarado na ficha de Bens e Direitos.

  1. Opção de pagar o menor imposto de renda entre os produtos de investimento tributáveis: apenas 10% pela tabela regressiva após 10 anos de investimento.
  2. Nos fundos de previdência privada, não há cobrança do imposto de renda semestral, conhecido como come-cotas.
  3. . Benefício/diferimento fiscal (redução do imposto pago ou imposto a restituir) de 12% no plano PGBL.
  4. Alteração da estratégia de investimento por meio de portabilidade, sem precisar fazer resgates ou pagar imposto de renda, podendo-se migrar de um fundo de ações/multimercado para um fundo de renda fixa ou vice-versa.
  5. Facilidade de planejamento sucessório. Isso porque a previdência privada permite que você escolha os beneficiários dos seus planos, definindo em vida o destino dos recursos acumulados* (respeitando a legítima) e possibilitando a transferência direta do valor sem a necessidade de inventário e pagamento de ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa mortis e Doação) , dependendo do estado do Brasil. Isso agiliza a transmissão de patrimônio, dando liquidez aos recursos e mais segurança aos familiares e/ou beneficiários.
  6. Possibilidade de transformar a reserva em renda para quem não quer administrar os recursos acumulados nos planos de previdência, transferindo a responsabilidade para a seguradora.
  7. Na Ágora, não existe cobrança de taxa de carregamento, taxa de entrada e taxa de saída. Além disso, estão disponíveis para contratação planos a partir de R$ 50.

  1. Legislação ainda defasada em relação às possibilidades de alocação dos recursos, em comparação às demais modalidades de investimento.
  2. Falta de planejamento ao fazer resgates, o que pode trazer prejuízo financeiro de acordo com o regime de tributação escolhido. Vale dizer que os resgates dos planos de previdência são feitos apenas de 60 em 60 dias.

No VGBL, o imposto de renda é apurado no resgate e é cobrado apenas sobre os rendimentos, de acordo com o regime de tributação escolhido na contratação do plano. No PGBL, o imposto de renda é apurado sobre o valor total do resgate (aplicação e rendimentos), de acordo com o regime de tributação escolhido na contratação do plano.

CRI e CRA

CRA é a sigla de Certificado de Recebíveis Agrícolas. É um título de renda fixa destinado a financiar projetos do setor de agronegócio. Ao investir, você empresta dinheiro para empresas do setor agropecuário e recebe o valor corrigido com juros em prazo determinado. São emissões vindas de securitização de recebíveis do emissor. Assim, quem compra o título tem direito de receber uma remuneração do emissor.

Já CRI é a sigla de Certificado de Recebíveis Imobiliários. É um título de renda fixa destinado a financiar projetos do setor imobiliário. Ao investir, você empresta dinheiro para empresas do setor imobiliário e recebe o valor corrigido com juros em prazo determinado. São emissões vindas de securitização de recebíveis do emissor. Assim, quem compra o título tem direito de receber uma remuneração do emissor. 

Para investir em CRA e CRI, acesse sua conta no site da Ágora, vá em Investir > Renda fixa, selecione a categoria, escolha o título que quer comprar e siga as etapas até a confirmação da aplicação. Existem duas formas de investir em CRA e CRI: por meio do mercado secundário (renda fixa) e de ofertas públicas. É necessário estar com o cadastro ativo na Ágora e responder ao questionário de API (Análise de Perfil de Investidor). Trata-se de uma modalidade de investimento destinada exclusivamente a investidores qualificados e profissionais. Saiba mais sobre o CRA e sobre o CRI.

CRA e CRI são negociados com data de vencimento. Caso queira resgatar o título antes do vencimento, você deve negociá-lo no mercado secundário, ou seja, depende da existência de outro investidor que queira comprar o título. A negociação é regida pelas condições de mercado, não garantindo o valor aplicado. Para saída antecipada do investimento, entre em contato com o atendimento da Ágora ou com seu assessor de investimentos para conhecer as possibilidades de saída no mercado secundário. No caso de vencimento do ativo, o resgate ocorre automaticamente na sua conta.

Companhias securitizadoras são as instituições que emitem CRA e CRI com base nos créditos que compram no mercado. As securitizadoras fazem a ponte entre as empresas do setor de agronegócio ou imobiliário e os investidores, antecipando o recebimento dos créditos daquele negócio em troca de retorno com juros. Em outras palavras, securitizar é converter determinados créditos (ativos recebíveis) em lastro para títulos ou valores mobiliários a serem emitidos no futuro.

CRA e CRI podem ter rentabilidade pré-fixada, pós-fixada ou híbrida, como outros produtos de renda fixa. Assim, a remuneração do título pode ser atrelada a taxas como CDI, inflação (IPCA ou IGP-M) ou a uma taxa prefixada. Como todo título de renda fixa, quanto mais longo for o vencimento do papel, maior tende a ser a remuneração paga ao investidor. Outro ponto importante sobre a rentabilidade é o rating (avaliação de crédito) do título. Quanto melhor o rating do emissor, menor o risco de crédito e menor costuma ser a rentabilidade. Saiba mais sobre o CRA e sobre o CRI.

Diferentemente de outros produtos de renda fixa, CRA e CRI não têm cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o que requer maior atenção de quem investe. De forma geral, o principal risco do investimento em CRA e CRI é o risco de crédito , que é relacionado a cada emissão e também à empresa emissora. Por isso, é importante avaliar o rating do emissor, que é a nota de crédito dada por agências de risco. A nota reflete a qualidade da emissão e a capacidade do emissor, ou seja, o risco de crédito que o investidor deve considerar ao investir no título. Outro risco do investimento em CRA e CRI é o de liquidez. Caso queira a saída do papel, você depende da existência de outro investidor que queira comprar seu título no mercado secundário. Nessa dinâmica, o investidor fica exposto às condições de mercado (oferta e demanda).

Esses títulos não têm proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Por isso, é importante avaliar o risco de crédito do emissor.

Na Ágora, investimentos em CRA e CRI não têm custos como taxa de custódia e de administração.

CRA e CRI são isentos de imposto de renda (IR), imposto sobre operações financeiras (IOF) e imposto sobre ganho de capital para pessoas físicas. Para pessoas jurídicas, a tributação segue a tabela regressiva do imposto de renda.

Debêntures

Debêntures são títulos de dívidas, emitidos por empresas, com o objetivo de financiar projetos, reestruturar dívidas, aumentar capital, entre outras finalidades. Ao investir em debêntures, você basicamente empresta seu dinheiro para a empresa, que se compromete a pagar, na data do vencimento, o valor somado aos juros previamente definidos. Ou seja, debêntures são títulos de renda fixa, de crédito privado, que representam títulos de dívidas de médio e longo prazo, emitidos apenas por companhias constituídas sob a forma de sociedades anônimas de capital aberto ou fechado (exceto instituições financeiras e de crédito imobiliário) e que asseguram a seu titular um direito de crédito em relação à companhia emissora, nas condições constantes da escritura de emissão. Saiba mais sobre debêntures.

Para investir em debêntures, acesse sua conta no site da Ágora, vá em Investir > Renda fixa > Debênture e selecione o título de acordo com suas necessidades de prazo, liquidez e risco. Depois, clique em Aplicar, informe a quantidade e finalize com sua assinatura eletrônica. Vale dizer que existem duas formas de investir em debênture : por meio do mercado secundário (renda fixa) e de ofertas públicas.

As debêntures são negociadas com data de vencimento. Caso queira resgatar o título antes do vencimento, você deve negociá-lo no mercado secundário, ou seja, depende da existência de outro investidor que queira comprar o papel. A negociação é regida pelas condições de mercado, não garantindo o valor aplicado inicialmente.

Para saída antecipada do investimento, entre em contato com o atendimento da Ágora ou com seu assessor de investimentos para sinalizar o interesse e verificar as possibilidades. No caso de vencimento do ativo, o resgate ocorre automaticamente na sua conta.

São os títulos de debêntures emitidos por empresas do setor de infraestrutura, como saneamento, logística, transportes, energia, mineração, telecomunicações e aviação civil. Isso porque eles têm o benefício da isenção de imposto de renda. Neste caso, os investidores pessoas físicas não pagam imposto de renda para aplicações em debêntures incentivadas.

As debêntures podem ter rentabilidade pré-fixada, pós-fixada e híbrida, semelhante à de outros produtos de renda fixa. Assim, a remuneração do título pode ser atrelada a taxas como CDI, inflação (IPCA ou IGP-M) ou a uma taxa prefixada.

Como todo título de renda fixa, quanto mais longo for o vencimento do papel, maior tende a ser a remuneração paga ao investidor. Outro ponto importante sobre a rentabilidade é o rating (avaliação de crédito) do título. Quanto melhor o rating do emissor, menor o risco de crédito e menor costuma ser a rentabilidade paga ao investidor. Por outro lado, quanto menor a nota de crédito, maiores são o risco e as taxas. Vale dizer que muitas debêntures costumam pagar cupons semestrais e amortizações parciais antes do vencimento. Assim, você não precisa esperar o vencimento do título para receber sua remuneração.

As debêntures não têm cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o que requer maior atenção. De forma geral, o principal risco do investimento em debêntures é o risco de crédito , que é relacionado a cada emissão e à empresa emissora. Por isso, é importante avaliar o rating do emissor, que é a nota de crédito dada por agências de risco. A nota reflete a qualidade da emissão e a capacidade do emissor de honrar seu compromisso.

Vale dizer que algumas debêntures não têm nota de crédito (rating). Nesses casos a análise da companhia emissora é ainda mais importante.

Não, esses títulos não têm proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Por isso, é importante avaliar o risco de crédito do emissor.

Na Ágora, investimentos em debêntures não têm custos como taxa de custódia e taxa de administração.

As debêntures simples são tributadas de acordo com a tabela regressiva de imposto de renda e têm cobrança de imposto sobre operações financeiras (IOF). Já as debêntures incentivadas são isentas de imposto de renda (IR) e imposto sobre ganho de capital para pessoas físicas. Neste caso, o imposto sobre operações financeiras (IOF) é cobrado se o resgate for feito em até 30 dias.

LC

LC é a sigla de Letras de Câmbio. Essa modalidade de investimento é de renda fixa e não tem nenhuma relação com o mercado cambial (de moedas). Basicamente, letras de câmbio são a forma com que as financeiras

captam recursos no mercado para financiar suas atividades (operações de crédito). Na prática, você empresta dinheiro para os emissores do papel, que pagam o investimento com juros (pré-fixados ou pós-fixados). Saiba mais sobre LC.

Para investir em LC (Letras de Câmbio), acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Investir > Renda fixa > LC e selecione o título de acordo com suas necessidades de prazo, liquidez e risco. Depois, clique em Aplicar, informe a quantidade e finalize com sua assinatura eletrônica. Vale lembrar que, para investir, você deve ter cadastro ativo na Ágora e preencher o questionário de API (Análise de Perfil do Investidor).

Letras de crédito (LC) são negociadas com data de vencimento. Caso queira resgatar o título antes do vencimento, você deve negociá-lo no mercado secundário, ou seja, depende da existência de outro investidor que queira comprar o papel. A negociação é regida pelas condições de mercado, não garantindo o valor aplicado inicialmente. Para saída antecipada do investimento, entre em contato com o atendimento da Ágora ou com seu assessor de investimentos para sinalizar o interesse e verificar as possibilidades de saída no mercado secundário. No caso de vencimento do ativo, o resgate ocorre automaticamente na sua conta.

Letras de câmbio podem ter rentabilidade pré-fixada, pós-fixada e híbrida. A principal diferença está no conhecimento sobre a rentabilidade acumulada do investimento até o vencimento da operação.

Nos investimentos pré-fixados, a rentabilidade é conhecida no momento da aplicação. Ou seja, na aquisição do título, você já sabe o valor que receberá no final do investimento. Nos títulos pós-fixados, você só sabe a remuneração no vencimento do título. Os investimentos são atrelados a um indexador e o rendimento é conhecido apenas no dia do resgate.

Geralmente, esses indexadores são taxa DI (popularmente chamada de CDI) ou índices de inflação (como IPCA ou IGP-M). Nos títulos híbridos, a rentabilidade é determinada pela combinação entre uma taxa pré-fixada e uma taxa pós-fixada (um indexador). Em geral, os indexadores são o CDI ou o IPCA (a taxa que remunera a inflação). Por isso, a rentabilidade dos títulos híbridos só é conhecida no vencimento do título.

Vale dizer que todas as taxas divulgadas representam a remuneração ao ano, sendo contabilizados os dias úteis decorridos da aplicação até o vencimento da operação.

O risco do investimento em LC está diretamente atrelado à solidez financeira do seu emissor (já que o título é remunerado pela instituição que o emitiu). Assim, o principal fator de risco nessa classe de ativos é o risco de inadimplência do emissor, que é amenizado pela cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FCG) até o valor de R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira, com limite de garantia de R$ 1 milhão para cada período de 4 anos, no caso de o emissor do título não conseguir honrar seu compromisso financeiro.

Investimentos em LC são considerados de baixo risco, pois suas condições de resgate e pagamento são previamente definidas na data de aquisição. Saiba mais sobre LC.

O investimento em letras de câmbio é assegurado pelo Fundo Garantidor de Crédito - FGC até o valor de R$ 250 mil (entre aplicação inicial e juros incorridos no período) por CPF/CNPJ em caso de não pagamento por parte do emissor, com limite de R$ 1 milhão no período de 4 anos anos. Isso significa que, caso você aplique neste ativo e a instituição emissora não honre seu compromisso de pagamento, o FGC devolve os valores até o limite definido (valor aplicado corrigido dentro do limite). Saiba mais.

Na Ágora, investimentos em LC não têm custos como taxa de custódia e taxa de administração.

LC são tributadas pela tabela regressiva do imposto de renda (IR), ou seja, quanto maior o tempo de aplicação, menos imposto você paga. Se o resgate for feito em menos de 30 dias da data de investimento, também é cobrado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

LCA e LCI

São 2 tipos de investimento que lastreiam empréstimos ao setor de agronegócio e imobiliário, respectivamente. São títulos privados emitidos por instituições financeiras para captar dinheiro e financiar suas atividades (lastrear suas operações de crédito). Os títulos têm diferentes prazos e opções de remuneração, definidos no momento da compra.

De modo geral, ao investir em LCA e LCI, você basicamente empresta recursos a uma instituição financeira que se compromete a devolver os valores em determinado prazo, corrigidos por uma taxa previamente definida (pré-fixada ou pós-fixada).

Estes investimentos têm como principal característica o benefício de isenção de imposto de renda para pessoa física. Pessoas jurídicas não têm este benefício. Saiba mais sobre a LCA e sobre a LCI.

Para investir em produtos de renda fixa na Ágora Investimentos, como é o caso de LCA e LCI, o primeiro passo é estar com seu cadastro ativo. Então, acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Investir > Renda fixa, selecione a categoria, escolha o título no qual quer investir, informe a quantidade e confirme a aplicação.

Existem 2 cenários no investimento em LCA e LCI: títulos com liquidez diária após decorridos 90 dias e títulos com data de carência (data em que o investidor pode resgatar o valor aplicado), sem liquidez diária.

Para resgatar a aplicação em LCA e LCI de liquidez diária, acesse sua conta no site da Ágora, escolha as opções Minha conta > Meus investimentos e escolha o ativo que quer resgatar. Em seguida, clique na seta verde, no canto direito do título, para exibir os detalhes. Depois, selecione Resgatar, informe a quantidade e confirme com sua assinatura eletrônica.

Para LCA e LCI com data de carência (sem liquidez diária), verifique a possibilidade de venda no mercado secundário. Para isso, entre em contato com o atendimento da Ágora ou com seu assessor de investimentos para sinalizar o interesse e verificar as possibilidades de saída antecipada ou negócio no mercado secundário. No caso de vencimento do ativo, o resgate é feito automaticamente na sua conta.

LCA e LCI podem ter rentabilidade pré-fixada, pós-fixada e híbrida. A principal diferença está no conhecimento sobre a rentabilidade acumulada do investimento até o vencimento da operação. Nos investimentos pré-fixados, a rentabilidade é conhecida no momento da aplicação. No ato da aquisição do título, você sabe o valor acumulado que receberá no final do investimento.

Nos títulos pós-fixados, não é possível conhecer o rendimento da aplicação no momento da aquisição do título. Estes investimentos são atrelados a um indexador e você só vai saber de fato quanto o título rendeu no vencimento da aplicação, ou seja, no dia do resgate. Geralmente, os indexadores são a taxa DI (popularmente chamada de CDI) ou índices de inflação (como IPCA ou IGP-M).

Nos títulos híbridos, a rentabilidade é determinada pela combinação entre uma taxa prefixada e uma taxa pós-fixada (um indexador). Em geral, os indexadores são o CDI ou o IPCA (a taxa que remunera a inflação). Por isso, a rentabilidade dos títulos híbridos só é conhecida no vencimento do título.

Vale dizer que todas as taxas divulgadas representam a remuneração ao ano, sendo contabilizados os dias úteis decorridos da aplicação até o vencimento da operação.

O risco do investimento em LCA e LCI está diretamente ligado à solidez financeira de seu emissor ( já que o título é remunerado pela instituição que o emitiu). Assim, o principal fator de risco é o de inadimplência do emissor, que é amenizado com a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FCG) até o valor de R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira, considerando o limite de garantia de R$ 1 milhão para cada período de 4 anos, caso o emissor do título não honre seu compromisso financeiro.

Investimentos em LCA e LCI são considerados de baixo risco, pois suas condições de resgate e pagamento são previamente definidas na data de aquisição. Saiba mais sobre a LCA e sobre a LCI.

O investimento em LCA e LCI é assegurado pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até o valor de R$ 250 mil (entre aplicação inicial e juros incorridos no período) por CPF/CNPJ em caso de não pagamento por parte do emissor. Cada CPF/CNPJ tem seu capital garantido em até R$ 250 mil por instituição, com limite de R$ 1 milhão a cada período de 4 anos. Isso significa que, caso você aplique neste ativo e a instituição emissora não honre o compromisso de pagamento, o FGC devolve os valores até o limite definido (valor aplicado corrigido dentro do limite). Saiba mais.

Na Ágora, investimentos em LCA e LCI não têm custos como taxa de custódia e taxa de administração.

Investimentos em LCI e LCA são isentos de imposto de renda (IR) para pessoas físicas. Para pessoas jurídicas, há incidência de imposto de renda conforme a tabela regressiva de renda fixa.

No caso de LCI, se o resgate for feito em menos de 30 dias da data de investimento, também é cobrado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Após esse período, há isenção de IOF. Já para LCA, não há cobrança de IOF.

Fundos de investimento

Imposto de renda

Multas

Conforme previsto no Contrato de Intermediação e Subcustodia, o cliente na inobservância de quaisquer uma de suas obrigações contratuais ou regulamentares, especialmente as vinculadas às liquidações financeiras, estará sujeito ao pagamento de multa não compensatória equivalente a 2% (dois por cento) sobre a quantia vencida e pelo período compreendido entre a data de vencimento original e a data em que o pagamento for efetivamente efetuado serão acrescidos os juros de mora de 1% (um por cento) ao mês e correção monetária com base no IGP-M, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, ou índice que o substitua, incidentes sobre o principal inadimplente.

Renda variável

Ágora Empresas

Para abrir uma conta de empresa na Ágora, acesse nosso site e clique no botão Abrir conta. Será exibida uma área de cadastro de pessoas jurídicas para você preencher os dados e anexar alguns documento. São eles:

  • Ficha cadastral e termo de adesão assinado pelo responsável legal da empresa (os documentos aparecem após o preenchimento dos dados no site)
  • Cópia do Estatuto ou Contrato social
  • Cartão de CNPJ
  • Cópia das demonstrações financeiras da empresa
  • Declaração de faturamento médio mensal
  • Cópia das últimas atas (se houver)
  • Cópia do Estatuto ou Contrato social dos sócios (se houver)
  • Cópia da procuração (se houver)

Com um time especializado, nosso objetivo é entender suas necessidades e oferecer soluções customizadas e inovadoras para as empresas.Nossos especialistas ajudam em todo o processo de abertura de conta e identificação do melhor portfólio de investimentos para sua empresa. O contato pode ser feito pelo telefone 4004 8282 ou pelo e-mail prospeccaosales@agorainvestimentos.com.br

Os principais produtos disponíveis para empresas são:

  • Renda fixa: LF, CDB, debêntures e títulos públicos federais
  • Fundos de investimento • Produtos estruturados: COE e derivativos
  • Hedge: mercados futuros, NDF e Swap • Investimentos no exterior: COE, fundos de investimento, ETF e BDR
  • Renda variável

Clube de investimentos

Um clube de investimentos é formado por um grupo de pessoas que, geralmente, se conhecem e têm objetivos parecidos, e que decidem investir juntas para otimizar tempo e custos. Além de formar um capital maior, com o clube, elas são capazes de acessar melhores oportunidades.

Os próprios integrantes escolhem quanto querem aplicar no clube. Depois, recebem ajuda da Ágora para elaborar um estatuto e definir estratégias de investimento. Cada membro do clube se torna, então, um cotista. Quando os ativos da carteira do clube se valorizam, as cotas dos participantes se valorizam também. A distribuição dos lucros é feita conforme combinado no estatuto. A gestão do clube pode ser feita por um ou mais cotistas e também por empresas e profissionais contratados.

Para abrir um clube, é preciso elaborar o termo de constituição e o estatuto. A Ágora ajuda nesse processo e cuida dos demais passos. Nossos especialistas podem ser contatados pelo telefone 4004 8282 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 724 8282 (outras regiões).

Um clube deve ter , no mínimo, 3 e, no máximo, 50 cotistas.

Na Ágora, o PL mínimo exigido para abertura de um clube de investimentos é de R$ 1 milhão.

A abertura do clube envolve, além da Ágora, o cartório, a B3 e a Receita Federal , ou seja, os prazos podem variar bastante. Porém, em média, o tempo para a abertura é de 40 dias corridos.

Você pode falar com a equipe comercial responsável por clubes na Ágora pelo e-mail comercial@agorainvest.com.br

Gestores de patrimônio

A Ágora presta serviços para family office, consultores de valores mobiliários e gestores de carteira administrada, visando auxiliar esses profissionais para a melhor experiência do cliente.

Você pode falar com a equipe comercial responsável pelos gestores de patrimônio pelo e-mail comercial@agorainvest.com.br

Negócios corporativos

Empresas de diferentes setores com ações negociadas na Bolsa podem oferecer aos seus executivos planos de incentivo de longo prazo, conhecidos como planos de Stock option. É uma maneira de fidelizar e reter seus funcionários com o investimento em ações da própria empresa.

A Ágora elabora contratos personalizados para atender a necessidade de cada empresa, oferecendo controle no cadastro, na custódia e na negociação mediante sistema e equipe comercial dedicada.

A Ágora tem diversas parcerias comerciais com pessoas jurídicas, prestando serviço de intermediação em premiações de ouro, planos de incentivo de longo prazo, soluções de Compliance, entre outras.

Segurança

No site ou no aplicativo da Ágora, vá em Acesse sua conta, informe seu CPF, a senha de 6 dígitos e a assinatura eletrônica, que é composta por 3 letras e 4 números.

No site ou no aplicativo da Ágora, vá em Acesse sua conta, informe seu CPF e vá em Esqueci minha senha. Depois de alguns minutos, você vai receber uma chave provisória por SMS. Siga as instruções para criar sua nova senha de 6 números.

No site ou no aplicativo da Ágora, vá em Acesse sua conta, informe seu CPF e sua senha e clique em Esqueci minha assinatura eletrônica. Depois de alguns minutos, você vai receber uma chave provisória por SMS. Siga as instruções para criar sua nova assinatura eletrônica de 3 letras e 4 números.

Saiba mais

Criado pelo Banco Central, o Open Finance, antigo Open Banking, é um sistema financeiro aberto, gratuito e seguro de compartilhamento de dados. Com ele, você pode compartilhar suas informações financeiras da Ágora com outros bancos e ter ofertas ainda mais personalizadas de produtos e serviços.

BIA é a inteligência artificial do Bradesco. Apesar de falar como humana, é uma inteligência artificial que está sempre evoluindo ao ajudar as pessoas diariamente.

Invista com a Ágora Comece a investir na Ágora Cadastre-se gratuitamente
App Agora
Baixe ou atualize
o app Ágora

Faça o download pelo Google Play ou pela App Store e invista bem de onde estiver.